Documentário sobre a história do rádio em Alagoas é lançado na Ufal

Produção narra a chegada da rádio nos principais municípios do estado

Por Felipe Vieira - estudante de Jornalismo, com Ascom Ufal
- Atualizado em

O documentário “Radiofonia Alagoana - 100 anos de rádio no Brasil” é uma iniciativa da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) com o apoio da coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Lançado no início de maio no auditório do LCCV em Maceió, o filme é apresentado pelo jornalista e também radialista, Wellington Santos.

Mergulhando na história da rádio no estado, a obra conta com o apoio de figuras importantes na construção de uma narrativa repleta de muita emoção. “É extremamente emblemático lançar esse documentário aqui, com estudantes de Jornalismo. São esses estudantes que agirão na linha de frente para combater as fake news", disse Wellington ao comentar a importância do projeto para a época atual.

O evento de lançamento teve participações de profissionais da área, como Floracy, Antônio Torres, Marta Mártyres e Givaldo Cléber, que revisitaram suas respectivas trajetórias. Além deles, também estiveram presentes Paulo Gabriel (presidente da Jorgraf), Isaías Barbosa (presidente do Sindjornal), Jorge Moraes (jornalista e radialista) e Flávio Peixoto (diretor administrativo da Jorgraf). O curso de Jornalismo foi representado também pelo coordenador Júlio Arantes, organizador do lançamento.

Durante a exibição, os espectadores conheceram um pouco mais de como foi o início das atividades radiofônicas e quais foram os desafios enfrentados pelos profissionais. “O documentário ressalta a importância da construção de memórias, já que os registros radiofônicos são mais raros, por isso a construção é histórica e a forma de reconhecer como foi a construção do rádio em Alagoas”, ressaltou a professora Lídia Ramires durante sua fala.

Para quem não pôde comparecer ao evento, o filme está disponível na íntegra no YouTube. Clique abaixo para conferir:

Tribuna Hoje | Documentário - A Radiofonia Alagoana nos 100 anos do Rádio no Brasil - Parte 1 - YouTube

Tribuna Hoje | Documentário - A Radiofonia Alagoana nos 100 anos do Rádio no Brasil - Parte 2 - YouTube