Oportunidade: Copeve divulga editais para 3.199 vagas ociosas

Prazo para envio dos documentos é de 21 a 26 de junho
Por Ascom Ufal
18/05/2023 17h12 - Atualizado em 23/05/2023 às 13h21

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou nesta quinta-feira (18) os editais dos processos seletivos de Reopção de curso, Mudança de turno, Reingresso, Reintegração, Transferência externa e Portador de diploma.

São 3199 vagas ociosas para serem preenchidas a partir do semestre letivo 2023.2, com data de início em 6 de novembro.

Os editais estão publicados no site da Copeve e a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/Ufal) alerta: “O candidato deve ficar atento às datas das etapas de inscrição e de envio dos documentos, uma vez que são datas diferentes e que para ser avaliado o candidato precisar cumprir obrigatoriamente com as duas etapas”.

De acordo com o Calendário Acadêmico 2023, as inscrições ocorrem no período de 19 de maio a 16 de junho e o prazo para envio dos documentos vai de 21 a 26 de junho.

Como cada processo seletivo se destina a um público específico, é importante observar o objetivo deles para que o candidato tenha clareza da sua escolha no ato da inscrição:

A Reopção de Curso é destinada aos estudantes da Ufal regularmente matriculados em componentes curriculares da graduação ou que estejam com o curso trancado, sem bloqueio de matrícula. É preciso haver vagas no curso/período em que o estudante for classificado. O edital oferece 1.467 vagas no total para reopção e mudança de turno.

Os estudantes na mesma situação também podem optar pela Mudança de Turno, que é permitida a partir do 1º período, desde que o aluno esteja matriculado em curso de graduação com a mesma nomenclatura e do mesmo Campus/Unidade Educacional.

Já o edital de Reingresso oferece 90 vagas para quem já se graduou pela Ufal, proveniente de cursos de igual nomenclatura, que possua Bacharelado ou Licenciatura, e queira solicitar a complementação da outra modalidade.

Os estudantes que que apresentam status de desligado/desistente da Ufal há, no máximo, 10 anos, pode se inscrever no edital de Reintegração, que tem 875 vagas disponíveis. A opção é exclusivamente para os alunos que se encaixam nos termos da Resolução nº 25/2005, Art. 25, e que apresentem um percentual de carga horária concluída igual ou superior a 50% da carga horária total do curso.

E o edital de Transferência, com 702 vagas ofertadas, é destinado aos discentes regularmente matriculados em cursos presenciais devidamente autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC/Brasil) de outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, que desejam cursar a graduação na Ufal na modalidade presencial.

Há ainda a seleção para Portador de diploma que é para os candidatos que já concluíram um Curso Superior de Graduação ou Curso Superior Tecnológico em IES nacional, na modalidade presencial ou EaD, grau bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, reconhecido pelo MEC, e deseja ingressar em outro curso de graduação. Nesta opção há 65 vagas disponíveis.

Conheça todos os cursos da Ufal na aba Estudante-Graduação-Cursos do nosso portal.