Calendário acadêmico para 2023 é aprovado pelo Consuni

Foi preciso readequar a programação para corrigir os atrasos provocados pela pandemia da covid-19
Por Lenilda Luna - jornalista
05/05/2023 12h25 - Atualizado em 05/05/2023 às 20h00

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está enfrentando atrasos em seu calendário acadêmico devido aos impactos causados pela pandemia da covid-19. Desde o início da crise sanitária, a instituição enfrentou muitos desafios para manter suas atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão, e adotou diversas medidas para minimizar os impactos sobre a comunidade acadêmica, desde que a pandemia obrigou a Ufal a suspender suas atividades presenciais em março de 2020.

A universidade se adaptou às restrições sanitárias e tecnológicas para tentar garantir o acesso dos alunos ao conteúdo das disciplinas. A transição para o ensino remoto, no entanto, necessitou de suporte para os estudantes que não tinham condições de comprar os equipamentos. Também foi preciso realizar capacitações para os professores se adaptarem aos novos formatos de aulas online. O Período Letivo Excepcional (PLE) foi opcional e por isso não entrou no calendário acadêmico regular.

Em decorrência desses desafios, o calendário acadêmico foi afetado, e o Conselho Universitário (Consuni) fez um grande esforço para ajustar as atividades. Foram muitos debates na Câmara Acadêmica, nas sessões do Consuni e pedidos de vista até que a proposta final foi aprovada. O documento foi publicado no portal da Ufal na terça-feira (2). “Estamos com defasagem de um semestre letivo, encerraremos o ano letivo de 2022 em 2 de junho deste ano”, informa o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

Início do ano letivo de 2023

O primeiro semestre letivo de 2023 vai começar no dia 19 de junho. A primeira semana, até 23 de junho, será dedicada ao acolhimento e recepção dos novos estudantes, com muitas atividades acadêmicas e culturais, promovidas com a participação dos docentes e das entidades estudantis. O início das aulas regulares, para todos os estudantes, será no dia 26 de junho.

Em julho, serão 26 dias letivos, incluindo aulas todos os sábados. Já em agosto, além das aulas, haverá um evento especial para movimentar a Universidade. Depois da interrupção por conta da pandemia, a 10ª Bienal do Livro de 2023 promete ser um evento de grande importância para a cena cultural de Alagoas, com palestras, mesas-redondas e debates com escritores renomados.

Ainda neste semestre, outro grande evento será o Festival de Música de Penedo, que será realizado de 17 a 21 de outubro. O evento reúne músicos de todo o país e também do exterior, e oferece uma variedade de gêneros musicais, desde o samba e o forró até o jazz e a música clássica. Além dos shows, o festival também oferece oficinas, workshops e palestras relacionadas à música. O festival é conhecido por ser um grande impulsionador da cena musical brasileira e por promover a cultura e o turismo na região de Penedo.

O primeiro semestre de 2023 será finalizado no dia 25 de outubro, com 11 dias de recesso. As atividades serão retomadas em 6 de novembro, iniciando o semestre 2023.2, com uma nova semana de recepção e acolhimento. As aulas deste segundo semestre começam no dia 13 de novembro. Neste período, de 21 a 30 de novembro, teremos a 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco.

A expedição é uma iniciativa interdisciplinar que tem como objetivo estudar a biodiversidade, cultura e história da região do Baixo São Francisco, que abrange parte dos estados de Alagoas e Sergipe. Serão mais de 60 pesquisadores de várias áreas, que estarão dez dias embarcados para coletar dados para pesquisas científicas, além de realizar muitas atividades de extensão envolvendo as comunidades ribeirinhas.

Em dezembro haverá o recesso natalino e um período de férias de duas semanas. As atividades serão retomadas no dia 15 de janeiro, com uma semana de revisão e nivelamento. Logo depois, no dia 22, reiniciam as aulas para finalizar o segundo semestre de 2023. O ano letivo de 2023 será finalizado no dia 5 de abril de 2024. “Esse momento ainda exige de nós períodos de descanso mais curtos, mas, com o tempo, vamos conseguir adequar o calendário, de forma humanizada, no sentido de encerramos o ano com o merecido descanso com nossas famílias”, finalizou Amauri Barros.