Alunos do IC vão atuar em demandas da indústria nacional e internacional

Projeto Edge Academy, lançado na última quarta-feira, vai oferecer bolsas de até R$ 2.400 e tem prazo de inscrição até 14 deste mês
Por Lucas Lisboa - Comunicação Edge / Fotos Renner Boldrino
11/05/2023 17h20 - Atualizado em 11/05/2023 às 17h22
Lançamento do projeto Edge Academy que vai trabalhar com alunos desde o primeiro período da graduação em Ciência e Engenharia da Computação

O Centro de Inovação Edge, ligado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, lançou, na quarta-feira (10), o projeto Edge Academy, iniciativa que vai oferecer bolsas de estudos e atividades em tempo integral para os estudantes desde o primeiro período da graduação em Ciência e Engenharia da Computação. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Reitoria da Ufal, com a presença do reitor Josealdo Tonholo, pró-reitores, professores, servidores técnicos e alunos, além da coordenação do Centro de Inovação Edge.

O Edge Academy busca estimular a excelência acadêmica, desenvolver habilidades e competências profissionais e técnicas; aprimorar a inteligência emocional e oferecer suporte psicológico para apoiar a transição para a vida adulta. A iniciativa é apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos da Lei nº 8.243/1991, no âmbito do PPI Softex.

As atividades ocorrerão, na fase inicial, no Campus A.C. Simões, em Maceió. O Edge trabalha com a perspectiva de que, em médio prazo, o projeto poderá ser expandido para outras localidades e abrigar alunos de diferentes cursos, visto a transversalidade das ações. Os alunos atuarão com a metodologia Project-Based Learning, que tem como premissa prover o ensino na prática, sempre com uma entrega voltada para um produto final, nas áreas de Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Sistemas Embarcados. O resultado será entregue às indústrias nacionais e internacionais, que atuam em parceria com o Edge no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

As bolsas de estudos serão concedidas de forma gradual, com base no nível de conhecimento e acúmulo de competências de cada aluno, variando entre R$ 400 e R$ 2.400. O Edge também vai oferecer todos os equipamentos de trabalho necessários dentro de sua infraestrutura na Ufal, como também treinamentos e mentoria durante o projeto. Essa interação ocorrerá com a própria equipe técnica do Edge, formada por profissionais de áreas como Tecnologia, Administração, Comunicação e Gestão de Pessoas.

O reitor Josealdo Tonholo afirmou que iniciativas como o Edge Academy devem ser tratadas como exemplo, por estar conectada com as necessidades do mercado e prover conhecimento dentro do ambiente acadêmico. “Vamos formar talentos de forma contínua, colocando os alunos para atuar em projetos reais em grandes empresas. Ver a pesquisa científica sendo aplicada na prática abre os horizontes dos alunos, que passam a enxergar a Graduação sob outra perspectiva e saem para o mercado com uma formação muito mais completa”, ressaltou o reitor.

Para Davi Bibiano, diretor do Instituto de Computação da Ufal, o Edge Academy é mais uma conquista para os alunos do IC. Ele destacou o número elevado de estudantes interessados pela proposta do projeto, o que mostra a importância de serem promovidas iniciativas de educação continuada. “O Instituto de Computação vive um processo contínuo de evolução, sendo reconhecido como uma das melhores unidades acadêmicas do seu segmento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Estamos investindo em infraestrutura, projetos, mas o que sempre moverá o IC são os alunos. Queremos estimular uma formação completa, com produção de conhecimento, visão empreendedora e desenvolver cada vez mais as habilidades técnicas, que serão colocadas à prova quando os alunos estiverem no mercado”, pontuou.

O coordenador do Centro de Inovação Edge e professor da Ufal, Rodrigo Paes, afirma que um ponto de destaque é estimular o desenvolvimento acadêmico e profissional em Alagoas, fazendo com que os alunos encontrem na Ufal todas as ferramentas necessárias para o seu aprendizado. “Há alguns anos, era muito comum que os estudantes da área de Computação, após a conclusão da graduação, procurassem outros lugares para atuar ou dar um segundo passo na carreira acadêmica. O que queremos prover com o Edge Academy é a formação de profissionais em nosso estado, que podem atuar para grandes empresas e compartilhar conhecimento localmente”, disse.

Em sua apresentação, o também coordenador do Edge, Willy Tiengo, explicou que os alunos passarão por um acompanhamento individual e personalizado pelos professores do IC, buscando mapear as competências que precisam ser mais bem trabalhadas para a sua formação. “Vamos dispor de uma ferramenta de gestão de talentos que traz uma visão 360 graus sobre o estágio atual de formação do aluno e quais são os pontos que precisam de maior atenção. Assim, estabeleceremos um Plano de Desenvolvimento Individual, onde o participante vai acompanhar essa evolução e receber apoio para incrementar e aprimorar as habilidades necessárias para os desafios propostos”, completou.

Inscrições

As inscrições para o Edge Academy estão abertas e podem ser feitas por este link. O prazo é até o dia 14 de maio, às 23h59. Após esse período, será iniciado o processo seletivo, realizado em duas fases. Na primeira, haverá a aplicação de uma prova técnica, com a aprovação de 40 candidatos. A segunda e última etapa será composta por um teste comportamental, análise de perfil e uma entrevista para definir os 20 alunos que participarão da fase inicial do projeto.