Consuni define calendário para escolha da nova gestão da Reitoria da Ufal

Inscrições de chapas serão feitas de 14 a 16 de agosto e a eleição, no Conselho Universitário, dos nomes para compor a lista tríplice será em 22 de agosto
Por Lenilda Luna e Simoneide Araújo - jornalistas / fotos Renner Boldrino
19/04/2023 11h16 - Atualizado em 19/04/2023 às 12h53
Reunião do Conselho Universitário realizada na terça, dia 18

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), reuniu-se em sessão extraordinária, na manhã de terça-feira (18), para debater e aprovar, a proposta de calendário para elaboração da lista tríplice com a escolha de quem vai ocupar os cargos que vão assumir a Reitoria, reitor ou reitora, vice-reitor ou vice-reitora, para o quadriênio 2024-2028.

As regras para eleição de reitor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) são estabelecidas pela Lei nº 9.192/1995 e pelo Decreto nº 1.916/1996, que regulamentam o processo de escolha dos dirigentes. De acordo com a Resolução 20-Consuni/Ufal aprovada,  o processo eleitoral é composto por duas etapas: a inscrição das chapas e a elaboração da lista tríplice em sessão extraordinária do Consuni.

Na primeira etapa, os candidatos farão suas inscrições na Secretaria dos Conselhos Superiores (Secs) da Ufal, nos dias 14, 15 e 16 de agosto. Poderão se inscrever os professores ocupantes dos cargos de Associado e Titular ou os que possuam título de doutor, e, nesse caso, independe do cargo ocupado.

Na segunda etapa, a lista tríplice será elaborada em sessão extraordinária do Consuni e encaminhada ao presidente da República, que escolhe um dos nomes para nomeação ao cargo de reitor ou reitora. Embora o presidente não seja obrigado a seguir o primeiro nome da lista tríplice, essa prática se tornou uma tradição no Brasil e é amplamente defendida pelas entidades representativas da comunidade acadêmica.

No governo passado, no entanto, em algumas Ifes a tradição de respeitar o primeiro nome da lista não foi seguida. “Felizmente, acreditamos que essa fase está superada e que agora há um comprometimento, por parte do presidente Lula, em respeitar a escolha do mais votado da lista tríplice, que representa o desejo da comunidade acadêmica, uma vez que o Consuni tem representação de todas as categorias que compõem as instituições. Superamos a insegurança política que causou tantas dificuldades administrativas, políticas e econômicas nas universidades”, declarou o reitor Josealdo Tonholo.

Na reunião, realizada de forma on-line e presencial, os conselheiros avaliaram as propostas de datas apresentadas para o processo eleitoral que acontecerá no Consuni e, por unanimidade, aprovaram o calendário. No dia 22 de agosto, os conselheiros vão escolher os nomes para compor a lista tríplice, mediante votação manifestada individual e oralmente, em favor de um único candidato.