Reitor Tonholo e a vice Eliane Cavalcanti participam de reunião com parlamentares

No café da manhã oferecido a deputados e senadores, em Brasília, Andifes apresenta agenda legislativa das universidades federais
Por Simoneide Araújo com Ascom Andifes
24/03/2023 12h46 - Atualizado em 27/03/2023 às 15h15
Deputado federal Paulão com o reitor Josealdo Tonholo no café promovido pela Andifes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) recebeu, na última quarta-feira (22), parlamentares da 57ª Legislatura para um café da manhã, em Brasília. Mais de 60 deputados  federais e senadores, de todos os estados brasileiros e de diferentes partidos, estiveram reunidos com reitores das universidades federais de todas as regiões do país.

Na ocasião, a Andifes apresentou a agenda legislativa, composta por pautas prioritárias para o sistema federal de universidades aos parlamentares. O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti estiveram presentes à reunião e receberam apoio da bancada alagoana, antes e durante o evento.

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, conduziu a reunião e agradeceu a presença de vários representantes da bancada federal brasileira, que atenderam ao chamado da entidade.

“Agradecemos a vinda de vocês e o apoio cotidiano, sabendo que este apoio está calcado na convicção que os senhores e as senhoras têm, como nós também temos, de que as universidades federais brasileiras fazem parte do patrimônio do povo brasileiro e são essenciais para o futuro do país. Tenho certeza de que vocês apostam nelas para construir um Brasil melhor, e fica aqui o convite permanente para caminharmos juntos durante o percurso dessa legislatura”, afirmou, em sua fala de abertura, o presidente da Andifes.

Tonholo destacou o papel fundamental dos parlamentares alagoanos na defesa da Ufal, porque são apoiadores da educação, da ciência e da tecnologia. “Nosso deputado Paulão esteve no evento promovido pela Andifes, mas os demais deputados e senadores que não puderam participar reafirmaram o compromisso em ajudar a nossa Universidade. O senador Fernando Farias (MDB-AL) e o deputado Rafael Brito (MDB-AL) me receberam em gabinete para uma conversa porque não iam poder comparecer ao evento. Daniel Barbosa (PP-AL) também nos recebeu e reafirmamos a importância do apoio da nossa bancada para que a Ufal continue prestando os serviços tão necessários à nossa sociedade alagoana”, contou o reitor.

O deputado Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT-AL), agradeceu o convite para fazer parte do evento e destacou a expressiva participação da bancada federal. “Fiz questão de participar, de cumprir meu compromisso com a educação e de lutar pela recomposição orçamentária e financeira das universidades. Este é o momento de priorizarmos a educação no Brasil, desde o ensino básico até o ensino superior. Sei da luta da Ufal e sempre fui parceiro e vou continuar, porque eu entendo a importância desta Universidade para o estado de Alagoas, para o desenvolvimento econômico e social, principalmente”, destacou.

Paulão lembrou ainda da luta para conseguir concretizar a interiorização da Ufal: “Estive junto na luta para concretizarmos a ampliação da Ufal. Sei que algumas pessoas não compreenderam, mas sabemos a revolução que houve com a interiorização, principalmente para as famílias que, antes, não tinham acesso à educação superior pública”.

O reitor Tonholo reforçou ainda que a Ufal e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) são os grandes vetores de desenvolvimento social e econômico do estado: “Com o apoio da bancada alagoana, vamos conseguir continuar fazendo esse trabalho tão importante para o desenvolvimento de Alagoas”, disse.

Na sequência, o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino, destacou a diversidade e representatividade dos parlamentares presentes ao evento. “Temos parlamentares de diversos partidos e estados, o que mostra a abrangência da Andifes”, afirmou Balduino.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Flávio Arns (PSB-PR), ressaltou a parceria com a Andifes nas questões da educação pública brasileira. “Estamos na mesma trincheira na Comissão de Educação, nas situações mais sensíveis para as Ifes [Instituições Federais de Ensino Superior]. Que nós, na Comissão, recebamos a pauta dos desafios das universidades federais, para que essa pauta seja o direcionamento que a Comissão vai tomar, junto com a Andifes, que é reconhecida como instituição no Brasil pela qualidade, competência e comprometimento com a educação em nosso país”, frisou Arns.

Já a deputada Socorro Neri (PP-AC), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e vice-coordenadora da bancada acreana, destacou o compromisso, na Comissão de Educação com as universidades. “No momento da formulação do Orçamento da União para 2024, faremos o bom debate, a boa defesa e os bons encaminhamentos para que o orçamento da universidade pública federal do nosso país não sofra mais esse decréscimo tão vergonhoso nos últimos anos como vimos aqui apresentado. Se não fosse o papel forte da Andifes como âncora nesse processo, mas ao mesmo tempo como um farol a iluminar para onde devemos ir, certamente os prejuízos seriam maiores.”

Vincular receitas na reforma tributária para as universidades foi o compromisso assumido pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos–TO). “Não existe autonomia sem orçamento próprio e suficiente. Eu, como membro da Comissão de Educação, vou brigar para que isso se realize. Contem com o Republicanos e com o Tocantins nessa luta”, afirmou o parlamentar tocantinense.

Leia aqui a íntegra da matéria postada no site da Andifes.

Veja aqui outras imagens da atividade.