Projeto promove oficinas de cartografia com comunidade da APA Santa Rita

Atividade integra projeto EducAPA que busca soluções para a falta de conhecimento da população local sobre as APAs alagoanas e para a reduzida participação popular
Por Ascom Ufal
29/03/2023 09h54 - Atualizado em 29/03/2023 às 09h56

Ao longo do ano de 2023, dando continuidade às ações do Projeto de Educação Ambiental e Planejamento Participativo nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do estado de Alagoas (EducAPA), iniciativa vinculada ao Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal, será realizado o subprojeto Mapeamento participativo da APA Santa Rita, envolvendo a população local em Oficinas de Cartografia Social que abordarão diversos temas de caráter social, cultural, econômico e ambiental.

Estão previstas a realização de cinco oficinas, com início já no próximo dia 1º de abril, das 7h30 às 12h, com o desenho de mapa mental da APA Santa Rita. A programação completa pode ser conferida logo abaixo.

Toda as oficinas ocorrerão na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, localizada na Avenida Bosque da Massagueira, 3a - Massagueira, Marechal Deodoro. As atividades são abertas a todos os interessados (jovens e adultos) que tenham ou não conhecimento prévio sobre técnicas de mapeamento.

“As oficinas promoverão uma escuta ativa da comunidade local sobre seus conhecimentos e percepções acerca da APA por meio da pesquisa-ação e da cartografia social, levantando informações relevantes para a posterior elaboração do mapeamento social e demais materiais voltados à educação ambiental no território selecionado, sob responsabilidade dos docentes, técnicos e discentes do Igdema da Ufal”, explica a professora do Igdema e coordenadora do EducAPA, professora Simone Affonso da Silva.

Para mais informações sobre o subprojeto de Mapeamento participativo da APA Santa Rita, acesse o site https://educapaal.wixsite.com/projeto/mapeamento-coletivo

Programação completa das oficinas, sempre no horário das 7h30 às 12h.

• 1º de abril de 2023 -  Desenho de mapa mental da APA Santa Rita.

• 29 de abril de 2023 - Elaboração de mapas temáticos sobre a APA Santa Rita.

• 15 de julho de 2023 - Identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na APA Santa Rita. Orientações para levantamentos de campo.

• 5 de agosto de 2023 -  Compartilhamento e síntese dos levantamentos de campo.

• 16 de setembro de 2023 - Apresentação e validação dos mapas finais.

Atividade anterior

No segundo semestre de 2022, o Projeto EducAPA desenvolveu o subprojeto Zonas urbanizadas da APA de Santa Rita. Por meio da iniciativa, foram realizadas oficinas de educação ambiental na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, localizada em Marechal Deodoro, dentro da referida unidade de conservação.

A professora Simone conta que foi justamente durante a execução desse subprojeto que foi identificada a necessidade de se estruturar um novo conjunto de ações dedicado à cartografia social, envolvendo a comunidade escolar mas também o público em geral, com a finalidade de mapear coletivamente a APA Santa Rita.

“O objetivo deste subprojeto foi apresentar a APA Santa Rita para a comunidade escolar, bem como elaborar e disponibilizar material paradidático voltado à educação ambiental de acordo com as demandas da comunidade”, esclarece a coordenadora. O material está acessível ao público geral no site do projeto.

Mais sobre o projeto EducAPA

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita conta uma área de 10.230 hectares e abrange os municípios alagoanos de Maceió, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Ela foi criada com o objetivo de preservar o complexo lagunar Mundaú-Manguaba. No entanto, a realidade é que a maioria dos alagoanos, inclusive os moradores das referidas cidades, desconhecem a existência e a importância da APA.

Em 2022, a professora Simone Affonso da Silva, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal, iniciou o Projeto de Educação Ambiental e Planejamento Participativo nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do estado de Alagoas (EducAPA), baseado nos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. “A iniciativa envolve a comunidade acadêmica, a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público na busca por soluções para a falta de conhecimento da população local sobre as APAs alagoanas e para a reduzida participação popular nos fóruns de gestão e planejamento de tais unidades de conservação”, informa a docente.

O objetivo do EducAPA, acrescenta a professora, “é traçar estratégias que contribuam com a ampliação do entendimento da sociedade sobre questões socioambientais atinentes às APAs presentes no estado de Alagoas e que estimulem a participação dos atores locais em sua gestão, partindo, inicialmente, de subprojetos realizados na APA de Santa Rita”.

O Projeto EducAPA é coordenado pela professora Simone Affonso da Silva e envolve alunos dos cursos de graduação e pós em Geografia. A iniciativa conta com o apoio do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (Semarh)  e das Secretarias de Meio Ambiente das prefeituras de Marechal Deodoro e de Coqueiro Seco.