Proginst divulga instrução normativa sobre execução de inventário da Ufal

Processo será dividido em três etapas e a previsão de conclusão é para julho deste ano
Por Izadora Garcia - relações públicas
03/03/2023 16h18

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) publicou, na última segunda-feira (27), a Instrução Normativa nº 01/2023, que trata da instituição e regulamentação do calendário de execução do inventário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa tem como objetivo atualizar a carga patrimonial da instituição e atender às recomendações legais da auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU).

De acordo com Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços da Proginst, a instrução normativa surge para detalhar como deve ser feito o inventário da Universidade, processo que não é realizado há, aproximadamente, sete anos. “A execução do inventário é uma necessidade institucional, para termos clareza do patrimônio da universidade e obedecermos a recomendações de auditoria. Nesse sentido, é um benefício duplo para a Ufal. Poderemos mapear onde estão os bens e quem são os responsáveis por eles em cada setor”, avaliou.

O objetivo da medida é atualizar a carga patrimonial. De acordo com a auditoria realizada pelo CGU no último ano, os ativos registrados pela Universidade no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) não correspondem a realidade atual e nem ao que está cadastrado no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).

“A Universidade nunca fez um levantamento patrimonial total. Os últimos levantamentos cadastrados são de 2016. O patrimônio físico está irreal em relação ao registrado no Sipac. Há bens que não existem mais cadastrados e bens que foram deslocados de uma unidade para outra e há, tantos outros, ainda sem cadastro”, complementou Adriano Carvalho, Gerente de Almoxarifado e Patrimônio.

A Proginst realizou um trabalho de mobilização, organizando reuniões para explicar a importância e como se dará o procedimento. “Já fizemos uma reunião com o Fórum de Diretores, que reúne os diretores dos campi e das unidades acadêmicas, fizemos uma reunião com os requisitantes da contratação de todas as unidades e uma reunião com os setores administrativos e órgãos de apoio acadêmico, administrativo e de assessoramento”, explicou Edson.

As instruções para realização do levantamento patrimonial estão disponíveis no Manual de Políticas e Procedimentos. Também estão publicados na página o Formulário de Identificação de Localidades e Corresponsáveis, o de  Levantamento Patrimonial e o de Levantamento de Bens de Projetos

Execução do inventário acontecerá em três etapas

A IN define a execução da atividade em três etapas: a primeira, que vai até o dia 10 de março, consiste na indicação das localidades e responsáveis de cada setor. As unidades devem enviar ao e-mail almoxarifado@proginst.ufal.br uma planilha informando os nomes das suas localidades e os servidores que serão os corresponsáveis patrimoniais.

A segunda fase consiste no levantamento patrimonial em si: os corresponsáveis, com a ajuda dos demais servidores das unidades, deverão identificar todos os bens móveis existentes no setor. As planilhas deverão conter informações como número de tombamento, especificação e estado de conservação. O prazo para finalização desta etapa vai até o dia 26 de maio.

A Gerência de Almoxarifado disponibilizará os modelos de planilha necessários para essas duas primeiras etapas.

Por fim, haverá a inclusão dos patrimônios levantados no Sipac. A meta é finalizar esse procedimento até o dia 14 de julho deste ano.

Para mais informações, contactar a Gerência de Almoxarifado.