Pesquisa busca voluntários para responder sobre Igualdade e gênero

Pesquisa faz parte do Projeto Desire em parceria com a University of Wolverhampton, no Reino Unido
Por Jacqueline Freire - jornalista
02/03/2023 10h16 - Atualizado em 02/03/2023 às 10h19

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e University of Wolverhampton, no Reino Unido sobre Igualdade e Equidade de gênero, busca voluntários para responder um questionário sobre o tema.

Para responder à pesquisa, clique aqui. As perguntas são simples e levam em torno de dez minutos para serem respondidas.

A pesquisa faz parte do Projeto Desire (A co-createD transformativE SolutIon to addRess womEn in science: Knowledge Transfer between the UK and Brazil),  desenvolvido pela professora Magna Suzana Moreira da Ufal, e reúne professores e pesquisadores para discutir e promover iniciativas de igualdade de gênero nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O objetivo da pesquisa é explorar a compreensão das mulheres nas disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em Instituições de Ensino Superior. “Em 2022, nossa equipe de pesquisa concorreu numa chamada do British Council, Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Call 2022, em colaboração com a Universidade de Wolverhamptom-UK. A parceria sustenta a proposta de fornecer soluções transformadoras co-criadas para abordar as lacunas de igualdade e equidade de gênero no ensino superior brasileiro”, explica a professora Magna.

Ao desenhar políticas para promover a diversidade em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), a pesquisa também apoiará o desenvolvimento de pesquisadoras em início de carreira no Brasil e no Reino Unido. “A plataforma bilateral proposta desenvolverá capacidade de pesquisa na área crítica de igualdade, equidade, diversidade e inclusão. Esta proposta será o ponto de partida para uma relação sustentada em longo prazo. Acreditamos que os resultados propostos serão fortuitos para todos os parceiros e reunirão equipes de ambos os países para trabalharem juntos nos aspectos de gênero e interseccionalidade”, afirma.

As informações fornecidas durante a pesquisa serão tratadas com absoluta confidencialidade.