Fapeal vai até a Ufal e presta contas à comunidade acadêmica da pós-graduação

Fundação apresentou resultados e ouviu sugestões de alguns dos pesquisadores mais representativos de Alagoas
Por Ascom Ufal com Naísia Xavier – Ascom Fapeal
17/03/2023 14h07 - Atualizado em 27/03/2023 às 16h01
Reunião realizada na Sala dos Conselhos da Ufal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi até a Universidade Federal de Alagoas para fazer uma prestação de contas sobre os investimentos que foram feitos nos últimos oito anos. Para isso, se reuniu com os coordenadores dos cursos de pós-graduação – mestrados e doutorados da instituição.

Recepcionados pelo reitor Josealdo Tonholo na sala dos Conselhos Superiores da Universidade, o diretor-presidente Fábio Guedes Gomes e o diretor de CT&I, João Vicente Lima, tiveram oportunidade de apresentar os dados dos investimentos do governo de Alagoas em Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, no período de 2015 a 2022, bem como os resultados alcançados nesse período.

“Se não fosse a Fapeal, os nossos cursos de pós-graduação teriam fechado as atividades de pesquisa. Teriam saído de incipientes para laboratórios fechados. Nós não teríamos condição de manter o mínimo dessas atividades sem o suporte do governo [estadual] por meio da Fapeal, e isso tem que ser reconhecido”, comentou o reitor Josealdo Tonholo, referindo-se principalmente às dificuldades causadas pelos cortes nos orçamentários realizados pela última gestão federal, que incidiram especificamente nas universidades e em sua produção científica.

O professor Fábio Guedes definiu a reunião como um momento para “apresentar e fazer um balanço das políticas do governo do estado de Alagoas, por meio da Fapeal e da Secti [Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação], a partir do que foi investido em programa e ações nos últimos oito anos. Foi um momento muito importante como uma oportunidade de prestar contas à universidade de como o governo do estado de Alagoas priorizou essa área de CT&I nos últimos anos. E, agora, temos novos desafios pela frente”, comentou o gestor.

Na ocasião, Guedes também adiantou que os novos investimentos, alinhados com a gestão Paulo Dantas, incluindo editais e aumento no valor das bolsas de pesquisa, serão anunciados detalhamentos em evento a ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, no dia 30 deste mês, às 17h, no Centro de Inovação do Pólo Tecnológico (CIPT) de Jaraguá, ao passo em que convidou toda a comunidade acadêmica de Alagoas para estar lá.

Em 2023, no entanto, a Ufal e a Fapeal têm bons índices a comemorar, fruto do trabalho conjunto, pois 19 dos 36 PPGs da Universidade subiram de nível, em avaliação nacional, referente ao período 2017-2020, consolidada em 2022.

Durante a reunião, a equipe da Fapeal também ouviu as demandas dos coordenadores, destacando-se as questões a respeito de internacionalização, estímulos para que os alunos de pós-graduação, com potencial, realizem as suas iniciações científicas, bem como a continuidade das ações que a Fapeal tem direcionado às Ciências Humanas e às Ciências Sociais Aplicadas.

A Ufal foi representada, ainda, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, e pelo coordenador de pós-graduação da Propep, professor Walter Matias.