Cedu promove evento para discutir novo ensino médio na próxima quinta

Atividade acontece durante todo o dia na Reitoria e na Biblioteca Central
Por Ascom Ufal
13/03/2023 16h05 - Atualizado em 16/03/2023 às 15h58

Nesta quinta-feira (16), o Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas realiza uma roda de conversa para debater o Novo Ensino Médio (NEM). Com o tema: O Novo Ensino Médio para a formação da juventude: reformar ou revogar?, a atividade acontece em três momentos, pela manhã e à tarde, sendo dois na Reitoria e um na Biblioteca Central, no Campus A.C. Simões.

O evento, coordenado pelo professor Tiago Cruz e pela professora Edna Prado, ambos do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional do Cedu, terá a participação de docentes da Ufal e professores da rede pública de ensino e de estudantes do movimento estudantil.

“O objetivo é oportunizar um debate crítico sobre o NEM, como parte da luta pela sua revogação; também, propiciar a escuta das experiências dos pesquisadores bem como de professores e professoras da rede que vivenciam a experiência do NEM e estudantes do movimento estudantil”, explicou Cruz.

A roda acontecerá no pátio da Reitoria, às 10h e às 14h30, e na Biblioteca Central, às 19h30. O professor Tiago explica que tem crescido no país o movimento de setores da sociedade civil pela revogação do Novo Ensino Médio desde a mudança de governo, em janeiro deste ano. “Formado por pesquisadores da educação e formação de professores, docentes e estudantes das redes estaduais e municipais, entidades de classe, de pesquisadores e organizações em defesa de uma educação pública, o movimento exige do novo governo que sejam revogadas as inclusões sobre o ensino médio na LDB 9.394/96 em decorrência da Lei 13.415/17”, afirmou.

O evento terá certificado de três horas para os participantes com inscrição pelo Sigaa. São 40 vagas disponíveis por turno. Para se inscrever é fácilo, basat seguir esse passo a passo: clicar em Título da ação; digitar o nome do evento: Roda de Conversa - O Novo Ensino Médio para a formação da juventude: reformar ou revogar?; clicar em filtrar; ao ser direcionado para nova página; clicar no nome do evento; e, ao final da página, deverá clicar em clique aqui para fazer sua inscrição.

Lembrando que é necessário fazer login no sistema  Sigaa. O professor Tiago esclarece que o usuário do Sigaa Extensão não é o mesmo dos outros sistemas. "Esse é um usuário específico e, portanto, caso o interessado ainda não tenha se cadastrado no módulo Sigaa Extensão, será necessário que ele realize cadastro para logar e fazer a inscrição", disse.

Os participantes inscritos receberão certificado de três horas de atividades. Para mais informações, basta acessar o Instagram do @gae/ufal e do coordenador do evento, Tiago Cruz Leandro .

Cruz avisa que, na próxima quarta-feira (15), acontece uma mobilização nacional, encabeçada pelas entidades de representação estudantil – UNE, Ubes e ANPG –, pela revogação de tais medidas. Por outro lado, o atual governo federal tem apontado que é necessário reformar as medidas que foram implementadas em 2017 pelo governo Temer, melhorando e revendo alguns pontos do Novo Ensino Médio.

Serviço:

O quê: Roda de Conversa O Novo Ensino Médio para a formação da juventude: reformar ou revogar?
Quando: 16 de março – quinta-feira
Horários e locais: 10h às 12h – Reitoria / 14h30 às 17h – Reitoria / 19h30 às 21h30 – na Biblioteca Central