Ufal otimiza formação acadêmica e ações de saúde pública na capital

Ações na área de ensino, pesquisa e extensão dinamizam atuação da Unidade Docente Assistencial e proporcionam atendimento à população circunvizinha ao Campus A. C. Simões
Por Diana Monteiro – jornalista
27/02/2023 14h53 - Atualizado em 02/03/2023 às 09h44

Formação qualificada beneficiando diretamente a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem pautado as ações da Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto Macedo e reafirmado a sua missão. Localizada no terreno da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a porta de entrada para a comunidade do Village Campestre II, no bairro do Tabuleiro do Martins, a Unidade foi criada em 2019 para se constituir num espaço de atividades dos cursos de Farmácia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Serviço Social e Psicologia do Campus A. C. Simões, além do Hospital Universitário (HU).

“Fomentar ações Interdisciplinares e interprofissionais e projetos de extensão e de pesquisa de acordo com a necessidade da comunidade e da assistência, assim como, implantar a gestão do conhecimento, por meio da divulgação dos dados e das informações, estão na plataforma de trabalho para execução nesse primeiro semestre de 2023”, anuncia o professor Ricardo Fontes Macedo,  atual diretor-acadêmico da UDA, que reforça a continuidade das ações empreendidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital.

Ricardo é docente da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal e está à frente da Unidade desde agosto de 2022. Ele faz um destaque para a importância da parceria entre a instituição alagoana e a SMS, dizendo que fortalece a missão em comum: promover um serviço de qualidade para o SUS nas áreas de saúde pública e saúde coletiva. A Ufal, segundo o professor, por meio da formação dos profissionais que irão atuar no Sistema Único de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde com a prestação de serviço direta a população.

“Desta forma, a academia tem buscado metodologias de ensino que permitam ao aluno interagir com a realidade da sua área de formação promovendo um campo de prática de qualidade”, diz o diretor-acadêmico. Pela Ufal, ainda integra a equipe da UDA a professora Kátia Macário (vice coordenadora acadêmica) também da Famed, e pela prefeitura de Maceió, a gerente administrativa das duas equipes de Estratégia da Família da SMS, Aline da Silva.

A Unidade Docente Assistencial, construída com recursos oriundos do Programa Mais Médicos destinados à Famed da Ufal, foi inaugurada oficialmente em outubro de 2019. Ricardo Macedo informa que o maior público-alvo atendido pelas atividades acadêmicas são os alunos e servidores da Ufal, a comunidade da Ocupação Tereza de Benguela e os pacientes atendidos nas equipes de Estratégia de Saúde da Família, onde estão cadastrados cerca de oito mil pacientes.

Segundo o diretor, as atividades acadêmicas ocorrem com o docente acompanhando os estudantes e as vagas são disponibilizadas durante o período da disciplina no semestre letivo. “Entre consultas e atividades coletivas no semestre letivo passado, foram realizados cerca de 1.200 atendimentos realizados para a comunidade atendida”, enfatiza Macedo ao reforçar o  importante papel e compromisso desempenhados pela Ufal em conexão com as demandas da sociedade e com a qualificação profissional.

Macedo complementa dizendo que o trabalho executado tem reafirmado o propósito da UDA que é buscar formar profissionais de saúde de qualidade para o SUS por meio  da integração ensino-serviço. Também,  proporciona uma experiência de aprendizagem próxima da realidade, sistematização da produção de conhecimento para o SUS e o impacto direto na comunidade circunvizinha ao Campus A. C. Simões.

“A Unidade Docente Assistencial, enquanto representante da Ufal, tem um relevante trabalho executado beneficiando, diretamente, a população alvo que se utiliza do Sistema Único de Saúde. Assim como, a formação de profissionais de Saúde para o SUS, produção de tecnologias para o Sistema, educação permanente para os profissionais da Assistência e Serviços de saúde de qualidade para a comunidade atendida”, afirma o professor.

Atendimento e assistência

No que se refere às atividades acadêmicas para o dinamismo das ações de saúde desempenhadas na Unidade Docente Assistencial são vários os atendimentos. Pela Famed, estão à disposição da comunidade consultas nas especialidades de clínica médica, ginecologia,  endocrinologia, vascular, puericultura, gastroenterologia e hematologia. Pela Escola de Enfermagem (EENF), a UDA tem proporcionado à população atendimento pré-natal e saúde do adulto e do idoso. 

Segundo o diretor Ricardo Macedo, as ações de saúde na Unidade sob a responsabilidade da Faculdade de Nutrição (Fanut), contemplam a comunidade com  nutrição materno-infantil, e pelo Pelo HU, como atividade acadêmica, atendimento da Residência Multiprofissional.

No que se refere às atividades acadêmicas voltadas à Promoção da Saúde, as ações são executadas pelo  do Grupo de Qualidade de Vida, com atividades educativas e atividade física. Também, pelo PET Saúde da Ufal em parceria com Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pelo  Grupo de Saúde Mental (Residência Multiprofissional do HU com o NASF).  Práticas Integrativas e Complementares,  ofertam na Sala de Cuidados, da Faculdade de Medicina  massoterapia, meditação e auricoloterapia. Atividades do Grupo LGBTQIAPN +  em funcionamento na Unidade somam-se à positividade da área de promoção à saúde em prol da comunidade.

“Temos o fluxo do Espaço Trans no HU no qual a UDA é a “porta de entrada”, com o acolhimento do Serviço Social, e, caso necessário, realização de exame citológico e de consultas médicas. No hospital ocorre o atendimento com a equipe médica do citado Espaço. Além disso, a Residência Multiprofissional do HU tem um rodízio de uma equipe de residentes a cada dois meses na UDA. Outras residências do HU também já passaram na Unidade, a exemplo da clínica médica. Em andamento, também estágios, projetos de extensão e de pesquisa”, enfatiza Ricardo Macedo, destacando a abrangência dos serviços da UDA em benefício da sociedade.

Parceria qualifica formação

Na rotina de atuação, as ações educativas realizadas na Unidade se aliam às atividades acadêmicas, com reflexos positivos para o dinamismo da área de promoção à saúde à disposição da comunidade atendida.  “Em 2022, realizamos um conjunto de ações educativas com os profissionais da prefeitura referentes aos meses coloridos. Neste mês de fevereiro,  fizemos um bloco de carnaval da saúde com os idosos da unidade, que participam do grupo de atividade física”, frisa o diretor-acadêmico. A ação teve a liderança da equipe do NASF/DMS, do Programa do PET Saúde e da Residência Multiprofissional da Ufal com colaboração das equipes de Saúde da Família da SMS.

Macedo acrescenta que todas as ações têm a participação da academia e da assistência. “Além disso, o Núcleo de Saúde Pública da Famed realiza atividade de Práticas Integrativas e Complementares na Unidade com a Sala de Cuidados, que é outro programa previsto no SUS para promover a saúde. Por fim, temos atividades de disciplinas de saúde coletiva dos cursos de saúde na UDA, o que permite a vivência prática pelos discentes dos aspectos teóricos desse tema”, enfatiza.

Sempre destacando a importância do trabalho em parceria para a atuação e dinamismo da UDA, o professor salienta que a integração das gestões proporciona que os discentes vivenciem todos os aspectos do serviço de atenção básica, como também, que os docentes juntamente com os profissionais possam desenvolver novas tecnologias e solucionar problemas do serviço. “Portanto, estamos desenvolvendo um ambiente de formação e capacitação de profissionais, mas também produzindo conhecimento para fortalecer o SUS”, diz.

Atividades e desafios

A Unidade Docente Educacional teve como primeira diretora acadêmica a professora Iasmim Duarte que durante a inauguração destacou o importante passo dado pela Ufal,  do esforço a ser empreendido, onde o objetivo maior seria o de ofertar um melhor atendimento possível para a população e facilitar o aprendizado dos alunos dos cursos da área de saúde da instituição.  Então diretora da Famed, Iasmin faleceu em 2020, vítima da covid-19, e o trabalho realizado frente à unidade acadêmica, foi determinante para a implantação da Unidade.

A UDA depois de inaugurada, segundo Macedo, devido à pandemia passou quase dois anos com suas atividades acadêmicas limitadas e empreendeu um novo ritmo acadêmico na Ufal. Mas que desde o final de 2021, quando houve uma maior liberação para as ações práticas, os cursos iniciaram as atividades acadêmicas na Unidade que são crescentes a cada semestre.  

Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual e professor das disciplinas Gestão e Gerência em Saúde, o professor Ricardo Macedo adianta que, ainda no planejamento de sua gestão, com duração de dois anos, está prevista a implantação da Gestão do Conhecimento. Ele explica que essa iniciativa vem contemplar sistematização dos dados e das informações, divulgação das informações e transparência visando cada vez mais a otimização da UDA como espaço de qualificação acadêmica e de atendimento à população.