Sisu abre inscrições e Ufal orienta os candidatos aos 109 cursos de graduação

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em
 | nothing

Já começou a corrida por uma vaga na maior instituição de ensino público superior de Alagoas. A Ufal disponibiliza a partir desta quinta-feira (16) 5.423 vagas em 109 cursos de graduação presenciais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023).

O edital de abertura do Processo Seletivo para Ingresso na Ufal foi publicado pela Copeve e os candidatos devem estar atentos às orientações e documentos necessários para organizar e esperar a convocação de matrícula.

As vagas são para os 1º e 2º semestres do ano letivo 2023, em fase única, por isso, as inscrições devem ser feitas nesta edição do Sisu e a Ufal vai convocar para matrículas os aprovados que preencham 2.900 vagas no semestre 2023.1 e o restante no segundo semestre.

O candidato pode disputar uma vaga na instituição até às 23h59 do dia 24, horário de Brasília, quando encerram as inscrições na plataforma do Sisu. Todo o processo é feito de graça e exclusivamente pelo site do Sistema.

Podem concorrer às vagas da Ufal quem participou do Enem 2022 e não zerou a redação. É preciso ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou comprovar que irá concluir período, forma e condições previstas no Edital da Ufal.

Cada candidato pode se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga, sinalizando a ordem de preferência pela instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e modalidade de concorrência.

Assim como nos anos anteriores, só será possível alterar essas opções durante o período de inscrição. O Sisu vai validar a classificação do aluno com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema. Para a lista, os classificados serão por critérios em ordem de maior nota da redação e, consecutivamente, maior nota de Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas. Este ano, o bônus regional que soma um percentual para obter a média final do aluno vai contemplar o curso de Medicina do Campus A.C. Simões, em Maceió.

As vagas disponibilizadas pela Ufal contemplam os cursos que integram o Campus A.C. Simões com a unidade do Espaço Cultural Universitário, Campus Arapiraca com suas Unidades Educacionais (EU) de Palmeira dos Índios e Penedo, Campus do Sertão com sua Unidade de Santana do Ipanema e Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo incluindo os cursos da UE de Viçosa.

Reserva de vagas

Dois grandes grupos são divididos para acolher os novos alunos da Ufal: Ampla Concorrência e Reserva de Vagas/Cota. Serão reservadas no mínimo 50% das vagas de cada curso e turno. Elas são subdivididas de acordo com demandas específicas de PPI (Pretos, Pardos e Indígenas), e Pessoas com Deficiência (PcD), sendo metade das vagas destinadas para quem tem renda bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e a outra metade independente da renda.

Para concorrer às cotas os candidatos devem ter concluído integralmente o Ensino Médio em Escola pública. As oito demandas específicas estão detalhadas no item 2.3 do edital de abertura. Confira aqui.

O candidato que optar por concorrer por alguma demanda da Reserva de Vagas da população
de PPI estará automaticamente declarando-se preto), pardo ou indígena e vai passar por uma banca de validação. O mesmo caso ocorre com os inscritos nas demandas PcD, que também precisarão apresentar laudo médico.

Inclusão regional

De acordo com o edital, será estabelecido o Critério de Inclusão Regional para o ingresso nos cursos da Ufal vinculados aos campi fora de sede. O objetivo é estimular o acesso de candidatos que residem no entorno dos locais de oferta das graduações.

Com isso, haverá um acréscimo de 10% na nota final do Enem de todos os estudantes que comprovem atender aos requisitos estabelecidos e que optem pela demanda de Ampla Concorrência – Critério de Inclusão Regional.

A novidade deste ano é a Ação Afirmativa para os candidatos ao curso de Medicina do Campus A.C. Simões. O bônus para quem optar por concorrer nesta modalidade será de 3% na nota final do aluno que tenha cursado pelo menos dois anos do Ensino Médio em Alagoas. O objetivo de contemplar o curso de Medicina em Maceió é incentivar a fixação de médicos no Estado.

Lista de espera

Se as vagas oferecidas para o primeiro semestre não forem ocupadas depois da Chamada Regular, a Ufal vai convocar os que ficaram na Lista de Espera disponibilizada pelo Sisu 2023.1. Para participar é preciso manifestar interesse por meio do Portal do Sisu no período de 28 de fevereiro até 3 de março e acompanhar as convocações no site da Copeve.

É preciso ficar atento porque quem for selecionado na Chamada Regular, seja na 1ª ou 2ª opção selecionada, não pode participar da Lista de Espera. Já os que manifestarem interesse quando encerrar o período de inscrições no Sisu devem escolher apenas uma das opções de curso para tentar a convocação pela lista.