Sinfra emite nota sobre falhas na rede elétrica do campus da Ufal em Maceió

Trabalho de diagnóstico e reparo é delicado e complexo porque infraestrutura tem mais de 50 anos
Por Ascom Ufal
08/02/2023 17h42 - Atualizado em 08/02/2023 às 18h05
Entrada do  Campus A.C. Simões

Entrada do Campus A.C. Simões

Os problemas na rede elétrica do Campus A.C. Simões têm se agravado nos últimos dias com falhas no fornecimento de energia em várias unidades. Por conta disso, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) emitiu Nota Técnica para esclarecer à comunidade o que está sendo feito pela equipe para detectar o que está motivando as constantes quedas de energia elétrica.

De acordo com a nota, o superintendente Felipe Paes informa que a estrutura da rede elétrica da Ufal é muito antiga e isso dificulta o diagnóstico de forma rápida e os reparos necessários para normalizar o fornecimento de energia.

Veja abaixo a íntegra da Nota Técnica:

Nota Técnica

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) informa que tem trabalhado com toda a equipe técnica disponível para identificar a falha na rede elétrica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A.C. Simões, que ocorreu nos últimos dias, especialmente no trecho que alimenta os prédios do ICBS, Famed, Cied, Copeve e Faculdade de Odontologia (Foufal). No episódio desta semana, a suspeita da equipe técnica se concentrou no banco de capacitores e para-raios instalados próximo à Copeve e no disjuntor geral da Biblioteca Central. Contudo, por se tratar de uma infraestrutura antiga, com mais de 50 anos, o trabalho de diagnóstico e reparo é bem delicado e complexo.

Para agravar ainda mais a situação, ao longo dos anos, vários prédios foram construídos e reformados, sobrecarregando ainda mais o sistema com novas cargas diante da impossibilidade orçamentária de manutenção da rede, agravada nos últimos anos.

Diante disso, é necessária a reformulação, tanto em projeto como física e estrutural da rede de alta tensão do Campus A.C. Simões, para que os problemas, uma vez que ocorram, fiquem restritos a pequenas áreas, sem o risco de desligamentos gerais, visto que, quando as falhas ficam restritas a pequenos trechos, a velocidade na atuação, diagnóstico e correção é alta, diminuindo os transtornos para a comunidade universitária.

Entretanto, para reforma de toda a infraestrutura de rede elétrica da Ufal se faz necessário um investimento da ordem de R$ 4 milhões, valor este que ultrapassa sensivelmente o orçamento de capital discricionário da Universidade. Vale destacar, contudo, que desde 2020, a gestão central vem solicitando junto ao governo federal o aporte para financiamento deste projeto, tendo sido indeferidas, até então, todas as tentativas envidadas.

A Sinfra se coloca à disposição de toda a comunidade para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Felipe da Rocha Paes
Superintendência de Infraestrutura