Babá eletrônica inteligente premiada em Las Vegas usa tecnologia produzida na Ufal

Pesquisadores do Centro de Inovação Edge desenvolveram tecnologia do projeto para Baby Monitor inteligente, uma câmera de monitoramento para bebês
Por Manuella Soares - jornalista
02/02/2023 13h26 - Atualizado em 02/02/2023 às 14h04

Premiada e desejada. Uma câmera de monitoramento para bebês, que utiliza tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi premiada no evento de tecnologia considerado o mais influente do mundo, o Consumer Electronics Show (CES) 2023, realizado no início de janeiro, em Las Vesgas (EUA).

A Pixsee Play & Friends recebeu o prêmio Innovation Awards Honoree no evento produzido pela Consumer Technology Association (CTA)®️, que reúne as maiores marcas globais de tecnologias inovadoras. A câmera inteligente ganhou a honraria na categoria Smart Home, que homenageia os produtos de destaque para a composição de um "lar inteligente".

“Externo nosso contentamento e o nosso orgulho em termos participado de um projeto premiado no CES. Esse evento concentra as principais inovações e tecnologias no mundo em diversos segmentos e nós desenvolvemos de forma colaborativa com outros institutos aqui no Brasil e com a Compal [Eletronics, empresa criadora da câmera] o projeto Pixsee Play & Friends. Nós fomos responsáveis pela parte Android, que se destacou em particular”, comentou João Vitorino, o gerente da conta Compal pelo Centro de Inovação Edge, da Ufal.

A participação da Ufal no evento foi de forma remota, mas a empresa que comercializa a câmera inteligente montou um estande de exposição no local onde as maiores marcas do mundo fazem negócios e encontram novos parceiros. Os mais inovadores sobrem ao palco para receber homenagens e assim aconteceu com a Pixsee, que se destaca pelo design e engenharia.

“O projeto já recebeu diversos prêmios relacionados ao design do aplicativo, ao design da câmera e até ao design do seu website. Mas talvez o prêmio mais importante foi esse que conquistamos numa grande feira que é a CES onde nós tivemos um grande destaque relacionado à inovação com esse tipo de tecnologia para monitoramento de bebês”, reforçou o professor Mário Hozano, vinculado ao Edge-Ufal.

Entusiasmada com a conquista, a equipe comemorou: “Participar de um evento como o CES é de extrema importância para o Edge porque nos posiciona na vanguarda da inovação e tecnologia mundial. O evento é uma vitrine com esse propósito e serve para reconhecer iniciativas que se destacam como tem sido esse projeto”, destacou Vitorino.

É do Brasil, é da Ufal

A espécie de babá eletrônica inteligente criada pela empresa Compal Eletronics, com sede na China e duas operações no Brasil, utiliza a equipe do Edge há cerca de três anos para melhorar a solução aplicada à tecnologia. São mais de dez pessoas do Centro envolvidas no projeto, entre os professores Willy Tiengo (coordenador), Elder Cirilo (gerente), Mário Hozano e diversos egressos da Ufal que agora trabalham em projetos de ponta como esse.

“Nós fazemos parte de uma equipe multidisciplinar de desenvolvimento multisite. Uma parte está em Taipei [Taiwan], uma parte no Instituto Venturos, responsável pelo sistema IOS, e uma parte do desenvolvimento está na Ufal. Além disso a gente conta com a parte de firework desenvolvida em Taipei e o hardware, em si, desenvolvido na Compal”, contextualiza João Vitorino.

A parte da Universidade é responsável por desenvolver todo o aplicado integrado à câmera que é acessado pelo celular, a partir do sistema Android, além do acompanhamento do app para atualizações.

Inteligência artificial interativa

A Pixsee faz mais do que monitorar o sono do bebê, ela acalma a criança por meio de um tocador de música que reproduz automaticamente melodias, e a inteligência artificial pode ser uma segurança a mais para garantir um sono tranquilo até para os pais.

“O aplicativo é notificado quando a temperatura do ambiente aumenta demais ou diminui demais, e é notificado quando tem um índice de umidade que pode prejudicar a saúde do bebê. A câmera é capaz, por exemplo, de identificar situações de perigo, quando o bebê se vira e fica com o rosto voltado para baixo, assim dá para socorrer em caso de risco de sufocamento”, explica Hozano.

O professor também destaca a grande inovação que faz a câmera ser a primeira solução tecnológica do mundo que decifra o motivo do choro: “O app é notificado quando o bebê chora e aí tem uma certa inteligência que tenta estimar se esse choro é de fome ou se é um choro de dor, por exemplo”.

As funcionalidades disponíveis no aplicativo permitem que a família monitore o bebê mesmo quando não esteja olhando. A própria câmera tira fotos ao longo do dia e consegue capturar momentos fofos como a criança sorrindo, engatinhando pela primeira vez, ou registros especiais entre pais e filhos, deixando tudo salvo nas nuvens.

“Existem soluções também que vão permitir que o avô, a avó, tio, tia possam baixar o aplicativo e acompanhar ou até interagir com o bebê através da câmera e do aplicativo que baixa no celular”, completou o professor Mário, lembrando que tudo isso pode ser acessado utilizando a tecnologia desenvolvida em parceria com a equipe do Edge.

Tecnologia nacional, mentes brilhantes que são frutos nossos!