Comunidade Universitária opina sobre cessão de terreno da Ufal para a CBF

A proposta é construir o Centro de Desenvolvimento do Futebol de Maceió como legado da Copa 2014
Por Lenilda Luna - jornalista
17/02/2023 16h01

Cerca de 150 representantes da comunidade universitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da sociedade alagoana participaram, na manhã desta sexta-feira (17) da audiência pública para avaliar a proposta de cessão de um terreno da Universidade para que a  Confederação Brasileira de Futebol (CBF) possa construir o Centro de Desenvolvimento do Futebol.

A proposta vem sendo debatida na Ufal há mais de um ano. Em abril de 2022, a gerente de Infraestrutura da CBF, Luisa Xavier da Silveira Rosa, chegou a reunir-se com o reitor Josealdo Tonholo e a visitar o espaço de 121m x 214,15m, ao lado Complexo Esportivo da Ufal, onde o Centro deve ser construído. O projeto de instalação faz parte do  contrato firmado entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a CBF, chamado de Fundo de Legado da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Mas, mesmo com as vantagens previstas com a funcionamento deste equipamento esportivo na Ufal, também existem setores da Universidade que veem com preocupação a cessão de terrenos públicos para entidades privadas. Para dirimir dúvidas e ouvir as diversas opiniões sobre o assunto é que foi convocada a Audiência Pública, que foi coordenada pelo chefe de gabinete, Edson de Souza Bento, e por Abel Duarte, coordenador de Planejamento, Avaliação e Informação da Proginst.

Na primeira parte da audiência, foram apresentados o projeto do Centro de Desenvolvimento, a minuta de contrato de cessão e os detalhes técnicos da parceria. A estrutura prevista conta com campo de grama sintética de dimensões oficiais Fifa Quality, vestiários e prédio administrativo totalmente equipados. A proposta é ser um espaço de treinamento e formação de atletas, sendo utilizada em parceria pela Ufal e pelas entidades locais, com a coordenação da CBF e da Federação de Futebol do Estado de Alagoas.

Em seguida, a palavra foi facultada para a audiência. Entre os que fizeram pronunciamentos, o professor Gustavo Gomes de Araújo, da equipe gestora do  o do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe), falou sobre as vantagens da parceria. “A principal motivação é que o Centro amplie o trabalho que já é realizado na Unidade, com mais um espaço destacado e privilegiado para os estudantes de Educação Física realizarem estágios e pesquisas”, ressaltou o representante do Iefe.

A diretora do Iefe, professora Leonea Santiago, destacou os aspectos sociais do projeto. “Para a comunidade do entorno da Ufal, que é vulnerável socioeconomicamente, a vinda de um Centro como esse pode trazer novas perspectivas de formação de atletas e novas oportunidades de aprendizagem. O Iefe já trabalha com parcerias sociais, num estado que tem altos índices de fome e desemprego. Queremos que a população alagoana tenha mais possibilidades de desenvolvimento social”, declarou Leonea.

O professor Jailton Lira, do Centro de Educação (Cedu) e presidente do Sindicato dos Professores da Ufal (Adufal), colocou algumas questões para reflexão. “O Centro de Desenvolvimento é um projeto interessante, mas porque um equipamento privado tem que ser construído em terreno cedido pelo poder público? Já vimos outros exemplos de que essas cessões acabam se tornando definitivas. Podemos até aprovar a cessão, mas é preciso definir medidas cautelares e preventivas para que a iniciativa privada não se aproprie desse espaço público”, finalizou o professor.

Várias outras intervenções apresentaram aspectos positivos e também preocupações com o projeto. Todas as colocações e questionamentos da comunidade universitária foram registrados em ata para que sejam apresentados e aprofundados pelo Conselho Universitário (Consuni), que deve apreciar e decidir sobre a cessão do terreno da Ufal para a construção do Centro de Desenvolvimento da CBF.