Ufal participa de projeto para recuperação dos manguezais do litoral alagoano

O projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Alagoas em parceria com o Ministério Público Federal
Por Lenilda Luna - jornalista
06/12/2023 15h02 - Atualizado em 07/12/2023 às 12h14

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi palco da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) e o Ministério Público Federal (MPF) com parceiros. O Projeto Pró-Manguezais é uma iniciativa da 4ª e 5ª Promotorias de Justiça da Capital dedicada à recuperação, conservação e proteção dos manguezais do estado de Alagoas, com a participação de gestores municipais, estaduais, federais e ONGs ligados ao meio ambiente.

O ponto de partida do Pró-Manguezais compreende três municípios: Roteiro, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. O projeto estabelece metas fundamentais, incluindo a elaboração de diagnóstico sobre a situação atual dos manguezais, instalação de viveiros para a produção de mudas, realização de ações para reabilitação ambiental, formulação de um plano de conservação da fauna e implementação de atividades educacionais voltadas para a sensibilização ambiental.

No âmbito desse compromisso, a Ufal desempenhará um papel central na coordenação das ações de ensino e pesquisa, lideradas pelo professor Alexandre Oliveira, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). “Vale ressaltar que os manguezais são ecossistemas únicos encontrados nas zonas entre-marés das regiões tropicais e subtropicais, desempenham papel crucial no sequestro de carbono”, destaca o professor.

A ação é urgente, diante do avanço da ocupação imobiliária no litoral alagoano, principalmente no Litoral Norte. A construção de condomínios, hotéis e resorts à beira-mar vem destruindo os manguezais, pois ocupam áreas importantes e propícias para o desenvolvimento deste ecossistema. Além disso, a poluição gerada por esses empreendimentos e dos esgotos urbanos lançados in natura nos corpos hídricos, também contribui para a degradação dos manguezais.

Mayris Nascimento, fundadora e coordenadora da empresa de negócios ambientais Nosso Mangue destaca a importância desse compromisso. "A assinatura deste termo de cooperação é um passo significativo para o fortalecimento de ações conjuntas em prol da preservação dos manguezais em Alagoas. O Nosso Mangue está focado em contribuir ativamente para a reabilitação desse ecossistema vital, alinhando-se com a missão de promover a regeneração ambiental e sensibilizar a comunidade para a importância da conservação", destaca a coordenadora.

O Instituto Biota de Conservação, organização não-governamental (ONG) também está comprometido com o Projeto Pró-Manguezais, já que esse monitoramento vai permitir mapear as áreas de mangue e acompanhar a cobertura de vegetação ao longo do tempo, identificando áreas mais frágeis ou sob algum tipo de impacto. Isso poderá ajudar na definição de áreas prioritárias para as atividades do Pró-Manguezais, inclusive ações de sensibilização ambiental.

Além disso a participação do Biota no Pro-manguezais é também mais uma forma de alcançar a missão do Instituto de "promover a conservação da fauna marinha e seu habitat" visto que os manguezais são importantes berçários da vida marinha, servindo de abrigo, fonte de água e alimento para diversas espécies, inclusive para animais ameaçadas como o peixe-boi-marinho.

Também fazem parte desta iniciativa o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto de Proteção a Mata Atlântica (IPMA), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios costeiros.

Os manguezais são ecossistemas costeiros fundamentais para a biodiversidade, proteção da costa e equilíbrio ambiental. Eles são berçários de diversas espécies estuarinas e marinhas, fornecem alimento e abrigo para moluscos, crustáceos , peixes e aves. Além dos importantes serviços ecossistêmicos essas áreas têm grande relevância socioeconômica, proporcionando meios de subsistência para a população pesqueira e ribeirinha.

A Ufal, comprometida com a preservação ambiental, assume um papel fundamental nesse projeto que visa a salvaguarda e revitalização deste ecossistema vital para a vida marinha. “A preservação dos manguezais é fundamental para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental do litoral alagoano. É preciso agir agora para proteger este ecossistema essencial para o nosso planeta”, conclui o professor Alexandre.