Ufal participa de evento internacional para discutir cooperação em pesquisa

Instituição foi representada pela professora Ana Malhado, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Por Ascom Ufal com Maria Villanova – estudante de Jornalismo
- Atualizado em
Joaquín Hortal e Ana Malhado

A Universidade Federal de Alagoas teve representação no 15º High Level Workshop (HLW) em Madri, Espanha, evento internacional de grande relevância realizado no final de novembro, para discutir cooperação em pesquisa. A instituição foi representada pela docente Ana Malhado, do Instituto de Ciências Biológicas da Saúde (ICBS), tendo, assim, reconhecimento da comunidade acadêmica internacional.

O HLW, coorganizado pela Science Europe e pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC), teve como objetivo principal promover o diálogo entre organizações científicas europeias, africanas e latino-americanas, além de representantes ministeriais e de organizações de financiamento e execução de pesquisas. As discussões desse workshop contribuíram para a compreensão e compartilhamento de estratégias e políticas relacionadas à colaboração internacional em pesquisa.

Ana foi uma das participantes convidadas no Satellite Event, que ocorreu no dia 30 de novembro, como parte integrante do HLW. Na ocasião, pesquisadores do CSIC e seus colaboradores da África e da América Latina compartilharam suas experiências de cooperação científica, lições aprendidas e recomendações para aprimorar a colaboração internacional em pesquisa.

A professora apresentou sua experiência em projetos de pesquisa colaborativa internacional e defendeu a necessidade de promover colaborações mais equitativas entre o Norte Global e o Sul Global, para isso, propôs um protocolo abrangente, delineando os caminhos para promover colaborações de pesquisa mais equitativas, justas e transparentes.

Para tanto, apresentou pesquisa em conjunto com Joaquín Hortal (pesquisador do CSIC) utilizou exemplos concretos de projetos em que estiveram envolvidos, mostrando tanto práticas exemplares quanto as armadilhas encontradas em cada etapa do processo de pesquisa, desde o início dos projetos até a divulgação dos resultados.

“Não dar atenção suficiente à verdadeira integração e parceria não apenas compromete os benefícios da colaboração transcultural, mas também corremos o risco de erosionar a confiança, com consequências adversas para futuras relações entre pesquisadores e instituições”, alertou a professora Ana Malhado.

O evento foi uma iniciativa para promover a cooperação internacional baseada em reciprocidade, alinhada com a Agenda Política da Science Europe. Assim, a participação da professora consolida a Ufal como instituição de destaque na pesquisa científica global, enaltecendo a qualidade do corpo docente da Instituição e a importância das contribuições brasileiras para o avanço do conhecimento.