Universidades federais terão painel sobre gastos financeiros na educação

Essa ferramenta busca mapear esses investimentos públicos, fornecendo uma visão das verbas destinadas à educação superior pública federal, pesquisa científica e inovação

14/11/2023 11h56

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou_Ciência) da Unifesp apresentaram, na segunda-feira (13), o Painel do Financiamento das Universidades Federais Brasileiras. O evento trouxe à tona dados sobre o investimento em infraestrutura, folha de pagamento, despesas operacionais e assistência ao estudante no período de 2000 a 2022, com valores atualizados até janeiro de 2023.

O painel, dividido em três módulos — ciência e tecnologia, fundações de apoio à pesquisa e orçamento das universidades federais — visa proporcionar uma visão detalhada dos recursos destinados a essas instituições. A professora Soraya Smaili, coordenadora do Sou_Ciência, e Maria Angélica Pedra Minhoto, coordenadora do Painel, lideraram as entrevistas, destacando a importância de aprofundar o entendimento sobre o financiamento público na área.

Por meio do Sistema de Orçamento Federal (Siop), o Painel do Financiamento aponta a disparidade entre o crescimento das matrículas e o orçamento disponível, evidenciando a necessidade urgente de investimentos, além de reservar espaço para o próximo módulo sobre o orçamento das universidades federais. “O nosso painel está dividido em ciência e tecnologia, fundações de apoio à pesquisa e o terceiro módulo, que será lançado na semana que vem, sobre o orçamento das universidades federais”, disse a coordenadora do Painel.

No entanto, o cenário apresentado destaca a queda nos investimentos em educação e pesquisa no Brasil. Os dados revelam que os cortes orçamentários contribuem para a deterioração econômica e o aumento das desigualdades sociais.

Na próxima semana, o Painel do Financiamento lançará o orçamento das universidades federais, que contará com dados do investimento público na educação. O financiamento para ciência, tecnologia e universidades federais pode impactar o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. O painel interativo busca mapear esses investimentos, fornecendo uma visão das verbas destinadas à educação superior pública federal, pesquisa científica e inovação

* Texto elaborado por estagiária sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza.