Ufal realiza Congresso Acadêmico do Pibic e Pibiti em novembro

Tema geral do evento será “Igualdade, equidade e diversidade de gênero na ciência”
Por Jacqueline Freire - jornalista
10/11/2023 16h19 - Atualizado em 13/11/2023 às 10h53

O Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Pibic) chega à 33ª edição junto com o 16º Congresso de Iniciação Tecnológica (Pibiti) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que acontecem juntos nos próximos dias 27 a 29 de novembro. Com tema geral: “Igualdade, equidade e diversidade de gênero na ciência”, os eventos devem abranger mais de 1.500 trabalhos contemplando todas as áreas de conhecimento.

As atividades acontecerão de forma remota, com apresentações das pesquisas dos alunos bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e palestras de convidados pelas Unidades. A solenidade de abertura será a única atividade presencial, e será realizada no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, às 9h do dia 27.

Geração do conhecimento

Os Congressos Acadêmicos do Pibic e Pibiti têm o objetivo de conceder visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e divulgar a produção científica e tecnológica da Ufal. Os alunos de graduação, sob orientação de professores doutores da instituição, apresentarão no formato on-line os resultados obtidos em um ano de pesquisa, permitindo a discussão dos trabalhos científicos e tecnológicos em todas as áreas de conhecimento da Universidade, assim como a avaliação dos referidos programas.

O funcionamento das ações dos programas de bolsa de Iniciação científica recebem suporte do Comitê Assessor, que é composto por dois representantes das unidades acadêmicas ou dos campi fora de sede. Já o Comitê Assessor do Pibiti, formado a partir de uma iniciativa da atual Coordenação de Pesquisa, tem portaria emitida pela Propep.

O evento é organizado pela equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, formada pela professora Magna Suzana Moreira (coordenadora de pesquisa e coordenadora do evento), Berenice Correia Costa Pimentel (assessora da coordenação de pesquisa), Humberto Lins, José Vitor Torres , Juliete de Oliveira e os bolsistas Marcos, João Freitas e Luana França.