Ufal inaugura Usina Solar para impulsionar pesquisa em Energias Renováveis

A obra foi fruto de um projeto apresentado em 2017 no Edital da Aneel para as Universidades
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos: Renner Boldrino
13/11/2023 13h55 - Atualizado em 14/11/2023 às 10h54

Na manhã desta segunda-feira (13), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Equatorial Energia e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), celebrou um marco significativo em direção à sustentabilidade e à formação de profissionais qualificados na área de Energias Renováveis. A cerimônia de inauguração da Usina Solar aconteceu na parte externa e foi bastante prestigiada pela comunidade universitária.

A frente de honra da solenidade foi composta pelo professor Márcio Cavalcante, coordenador do Projeto de Eficiência Energética e Minigeração na Ufal; Humberto Soares, presidente da Equatorial Alagoas; Amilton Mendes, diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Denise Pires, secretária da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação; e Josealdo Tonholo, reitor da Ufal.

A celebração contou com as presenças da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, dos pró-reitores que compõem a equipe da gestão, de diretores da unidades acadêmicas, dos estudantes e servidores da universidade. Também foram citadas as presenças de representantes da gestão do Governo de Alagoas - Secretaria da Ciência, Tecnologia e da Inovação, Secretaria do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social - e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal)

Localizada estrategicamente ao lado do Fórum Universitário, na entrada do Campus A.C. Simões, em Maceió, a Usina Solar Fotovoltaica ocupa uma área de três mil metros quadrados. Além de suprir parte da demanda energética da Universidade, a instalação já está sendo utilizada como espaço de ensino e laboratório para pesquisas nos cursos de graduação e pós-graduação e até de estudantes do Ensino Médio, que visitam a Usina para conhecer projetos de inovação e eficiência energética.

Márcio Cavalcante ressaltou a importância educacional da Usina. “A Usina se destaca como uma importante infraestrutura para a formação de profissionais capacitados nas áreas de eficiência energética e geração distribuída fotovoltaica e contempla toda a esfera educacional. Aqui, os estudantes podem visualizar projetos que antes conheciam apenas em teoria. É muito importante incentivar as pesquisas nesta área e o desenvolvimento de novos projetos", enfatiza o coordenador do projeto.

Humberto Soares, presidente da Equatorial Alagoas ressaltou que quando a empresa assumiu a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no estado, este foi um dos primeiros projetos que ele teve conhecimento e desde o início percebeu a relevância e o potencial de impacto da proposta. “Não à toa, este projeto foi aprovado sem restrições, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões. As atividades desenvolvidas vão beneficiar todo o estado. Alagoas precisa de energia limpa e de qualidade para fomentar um crescimento que se apresenta acima da média do país”, comemora o presidente da Equatorial Energia Alagoas.

Efetivamente, o projeto da Usina Solar do Campus A.C. Simões obteve, em 2017, a terceira melhor nota entre as onze propostas aprovadas nacionalmente, sem restrições pela Aneel. Com 360 módulos fotovoltaicos e quatro inversores, o sistema possui 125 kWp de potência, contribuindo não apenas para a formação profissional e pesquisa, mas também para uma economia significativa de energia no Campus A.C. Simões que também contemploua modernização da iluminação da Biblioteca Central.

Amilton Mendes, representante do MCTI, manifestou ter ficado positivamente impressionado com a visita à Ufal. “Esta instituição tem se destacado nas parcerias com o Ministério. Faço até uma provocação para novos desafios, como o desenvolvimento de Sistemas Embarcados. Tenho certeza que poderemos alinhar parcerias, porque a resposta que esta Universidade tem dado me traz confiança para ampliar o leque de projetos conjuntos, com novas perspectivas de Residência Tecnológica e de investimentos”, destaca o diretor.

A secretária de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (Mec), Denise Pires, iniciou a fala comemorando o fato da solenidade acontecer ao mesmo tempo que, em Brasília, o presidente Lula sancionou a nova Lei de Cotas, que amplia o perfil dos estudantes do Ensino Público Superior, garantindo o acesso de estudantes de baixa renda, negros e negras, nas Universidades. “Isto nos emociona porque é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil há uma década. Não existe nenhum país desenvolvido sem investimentos na pesquisa e na educação. O futuro do país passa pelas universidades”, ressaltou a secretária.

O reitor Josealdo Tonholo ponderou em sua fala todas as dificuldades enfrentadas pela Universidade, principalmente nos últimos quatro anos, quando, na contramão dos exemplos de todos os países desenvolvidos, o ensino superior sofreu cortes orçamentários e uma desconstrução da imagem das instituições. “Mas estamos de volta, somos de novo prioridade nas políticas governamentais de desenvolvimento tecnológico, social e de inovação. Nossa equipe colabora inclusive com as prefeituras e o governo de Alagoas para apresentação de projetos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Temos grupos que fazem a diferença em várias áreas”, ressaltou o reitor.

O prédio da Usina Solar segue padrões rigorosos de eficiência energética, sendo candidata ao Selo Procel Edificações. “Este investimento representa um passo sólido da Ufal em direção a um futuro mais sustentável, evidenciando o compromisso da instituição com a inovação, pesquisa e responsabilidade ambiental. Mas, para além disso, é o nosso alinhamento com a missão das universidades de formar pessoas que vão atuar na nossa sociedade e promover mudanças”, finalizou o reitor.

Confira mais fotos no flickr.com/ufaloficial/