IBGE participa da Expedição Científica e se torna referência nacional

Iniciativa tem aproximado o Instituto das comunidades e consolidado o trabalho no Baixo São Francisco
Por Heitor Montes e Rose Ferreira - jornalistas
24/11/2023 15h37 - Atualizado em 29/11/2023 às 14h25

Presente pela primeira vez na Expedição Científica do Baixo São Francisco, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somou esforços para contribuir com os trabalhos dos diversos pesquisadores participantes e para levar cidadania às comunidades ribeirinhas, através da doação de livros e de apresentações sobre a plataforma educativa do Instituto.

Até o dia 30 de novembro, o IBGE doará, às Secretarias Municipais de Educação, cerca de dois mil livros, entre publicações institucionais, como atlas escolares, e edições do estudo “Perfil Socioeconômico Municipal e Aspectos Geoambientais do Baixo São Francisco 2023”, elaborado pelo Instituto em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de mapas detalhados da região.

Após receber duas caixas de livros escolares, o técnico de ciências da Secretaria de Educação (Semed) do município de Traipu, Pedro Henrique Lira, celebrou a contribuição do IBGE: “Esse material é muito importante para que os estudantes conheçam a sua realidade. E, para o professor, é um recurso muito rico, porque ele consegue trabalhar de forma dinâmica, trazendo novas ideias”, completou.

Além da doação dos livros, o IBGE busca colaborar com a educação das cidades por onde vem passando, através de apresentações off-line sobre a plataforma educativa IBGE Educa para os estudantes do ensino fundamental. Originalmente planejada para funcionar de forma on-line, a plataforma foi adaptada pelo IBGE de Alagoas para funcionar sem necessidade de internet, e atender, assim, a comunidades sem conexão. A nova metodologia foi desenvolvida em virtude da participação na Expedição e logo se tornou referência nacional no Instituto, no sentido de potencializar o alcance dos dados produzidos.

Trazendo dados relacionados à região desses estudantes, a apresentação é comandada pelos servidores Silvânia Vila Nova, do IBGE de Alagoas, e Vinicius Andrade, de Sergipe, que estão embarcados, acompanhando a Expedição.

Com diversos momentos lúdicos e de brincadeiras interativas, os alunos aprendem os dados atualizados do Censo 2022, além de outras informações produzidas de forma municipal.

E, ao fim, todos voltam para casa com um “pouquinho” do IBGE, já que, após cada apresentação, professores e estudantes ganham kits com materiais produzidos pelo Instituto, como icosaedros e folder-mapas.

A importância dessas apresentações e da doação desses materiais foi facilmente perceptível quando, ao sair da apresentação na cidade de Pão de Açúcar, o servidor do IBGE Otávio Valentim foi abordado por três crianças que fizeram questão de dizer o que aprenderam: “Vendo esse evento, eu pude aprender o que é o IBGE e o que ele faz. Todo ano, ele vai na sua casa contando quanta gente mora lá”.

Itinerário da Expedição

A 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco acontece até o dia 30 de novembro. A população poderá acompanhar a Expedição pelos principais meios de comunicação e também participar das atividades em sua cidade, seguindo o cronograma abaixo:

24 de novembro: São Brás-AL

25 de novembro: Propriá-SE

26 de novembro: Igreja Nova-AL (povoado de Chinaré)

27 de novembro: Penedo-AL

28 de novembro: Piaçabuçu

29 de novembro: foz do Rio São Francisco e retorno a Penedo

30 de novembro: encerramento em Penedo-AL, no Teatro Sete de Setembro.

Para mais informações, siga o perfil @expedicao_saofrancisco nas redes sociais.