Hospital Universitário recebe pacientes que estavam internados no Sanatório

Transferência emergencial se deve a riscos de colapso das minas subterrâneas da Braskem
Por Lenilda Luna - jornalista
30/11/2023 11h07 - Atualizado em 30/11/2023 às 14h18

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mobilizou esforços imediatos para auxiliar no processo de evacuação do Hospital Sanatório. Desde ontem, a equipe liderada pelo superintendente do HU, Célio Fernando de Sousa Rodrigues, tem acompanhado a situação emergencial decorrente do risco de afundamento dos bairros devido ao colapso de uma das minas de extração de sal-gema da Braskem.

Na tarde desta quarta-feira,29, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou apoio urgente da Ufal e a instituição prontamente atendeu ao chamado. “Ao longo da madrugada, equipes do HU trabalharam incansavelmente na transferência de pacientes do Hospital Sanatório para o Hospital Universitário, garantindo a segurança e o cuidado necessários. Recebemos 16 pacientes, dos 80 que estavam internados”, informou Rodrigues.

O superintendente coordenou as operações no HU, assegurando uma transição eficiente e segura para os pacientes. A vice-reitora Eliane Cavalcanti esteve no hospital, demonstrando total apoio e comprometimento com a situação. O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, mesmo distante, acompanha as ações desencadeadas durante esse momento desafiador para a população maceioense.

Tonholo reafirma o compromisso da Universidade com a comunidade alagoana. “Especialmente em situações críticas como esta, a Ufal continuará empenhada em oferecer suporte integral às autoridades de saúde. Estamos trabalhando para absorver parte dos aproximadamente 350 pacientes que realizavam hemodiálise no Hospital Sanatório. Reforçamos nossa solidariedade às famílias afetadas e agradecemos a colaboração de todos os profissionais envolvidos nesse esforço conjunto”, declarou o reitor.

Quinta-feira,30 de novembro

O Hospital Universitário recebeu na tarde desta quinta-feira, mais 56 pacientes para a Nefrologia e tratamento de diálise.