Diversidade na Ciência é destaque no congresso de Iniciação Científica da Ufal

Palestra de abertura do Caic abordou o tema da igualdade e equidade de gênero
Por Lenilda Luna - jornalista e Jônatas Medeiros: fotógrafo
27/11/2023 15h59 - Atualizado em 27/11/2023 às 16h03
Palestra de abertura abordou o tema da igualdade e equidade de gênero

O auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu, nesta segunda-feira (27), o público da abertura do 33º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Caic) e do 16º Congresso de Iniciação Tecnológica (Cait). A palestra inaugural intitulada Igualdade, Equidade e Diversidade de Gênero na Ciência, foi proferida pela professora Magna Suzana, coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

A escolha do tema reflete a necessidade de abordar questões essenciais relacionadas à inclusão e à representatividade no meio científico. “Estamos no século 21, mas quando destacamos os indicadores de participação feminina na Ciência e quando nos voltamos para a realidade da opressão da mulher na sociedade, com altos índices de feminicídio, assédio sexual e moral, além da dupla e tripla jornada de trabalho, que ainda impedem ou dificultam a carreira acadêmica das mulheres, nos sentimos na idade média”, destacou a pesquisadora.

Iraildes Pereira Assunção, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, destaca que o objetivo dos congressos é ressaltar a relevância do conhecimento científico na comunidade acadêmica local, considerando os pilares do ensino, da pesquisa, da extensão e da responsabilidade social. “O evento não apenas proporciona um espaço para a apresentação de trabalhos, mas também fomenta discussões importantes sobre o papel da ciência na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta.

A abrangência dos congressos vai além dos limites da capital alagoana. Além das atividades em Maceió, o evento ocorre simultaneamente em outros campi da Ufal: no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo; no Campus Arapiraca e no Campus do Sertão. Este ano, o congresso contempla um total de 828 trabalhos, sendo 741 de Iniciação Científica e 87 de Iniciação Tecnológica, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

As apresentações dos trabalhos do Cait estão sendo realizadas nesta segunda-feira, à tarde. Já os projetos do Caic terão seus momentos nos dias 28 e 29, promovendo um ambiente dinâmico e interativo para a troca de conhecimento e experiências entre os participantes. O 33º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica e o 16º Congresso de Iniciação Tecnológica da Ufal são uma vitrine do potencial acadêmico e científico da instituição.