Ufal, Fapeal e Governo recebem ministras de CT&I do Brasil e Portugal

O reitor Josealdo Tonholo participou de evento científico e de agendas com o Governo de Alagoas e Fapeal
Por Naísia Xavier - jornalista - Fotos: Ascom/Fapeal
03/10/2023 14h38 - Atualizado em 04/10/2023 às 17h37

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ao lado da Ministra de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato, acompanhadas pelo embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, cumpriram um dia inteiro de agenda voltada à pesquisa e à educação superior em Alagoas, nesta segunda, 2 de outubro.

Pela manhã, o reitor Josealdo Tonholo prestigiou a participação das ministras em mesa redonda com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, professor Fábio Guedes e com Mônica Cotta, presidente da Sociedade Brasileira de Materiais (SBPMat), no evento científico internacional SBR-Meeting, organizado pela Ufal), com coordenação dos professores Carlos Jacinto, do Instituto de Física e Mário Meneguetti, do Instituto de Química.

Os gestores discutiram sobre oportunidades de financiamento e cooperação científica entre Brasil e Portugal. A plateia, além de brasileiros e portugueses, foi composta por químicos, físicos e engenheiros da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Índia e Itália, em sua maioria.

Pelo menos 26 instituições de ensino superior portuguesas têm acordos ou protocolos de cooperação bilateral com instituições do Brasil. No ano letivo de 22-23, quase 19 mil cidadãos brasileiros estavam inscritos no ensino superior português”, apontou Elvira Fortunato.

O MCTI incentiva os pesquisadores brasileiros a buscarem contato com pesquisadores portugueses e avançar em projetos conjuntos. Para nós, isso é uma questão estratégica. A semana passada saíram os indicadores de inovação da Global Innovation e um dos vetores que nós precisamos melhorar é a presença de estudantes estrangeiros no nosso sistema nacional de ciência e tecnologia”, complementou Luciana Santos.

Para o almoço, as ministras, o embaixador e o reitor foram recebidos pelo governador do Estado e pelo secretário estadual da CT&I, Silvio Bulhões, momento que Luciana Santos anunciou R$12,2 milhões para o próximo edital de inovação Secti/Fapeal, o Tecnova AL III. R$10 milhões são aporte do MCTI, através da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), mais R$2 milhões de contrapartida em recursos exclusivamente do Governo de Alagoas, além da inauguração de uma sede da Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial, Embrapii.

A comitiva seguiu para uma visita à sede da Fapeal, onde fica abrigado o Ponto de Presença de Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-AL RNP). Isto se deve ao anúncio de uma nova infovia para a internet acadêmica de alta velocidade em Alagoas, trazendo mais mil quilômetros de conectividade em banda larga para os campi de todo o estado, em até 15 municípios, a partir de um investimento de R$8 milhões, anunciados por Luciana Santos.

A visita foi concluída no Centro de Inovação de Jaraguá, espaço gerido pela Secti, onde funciona o primeiro co-working público 24 horas do Brasil, e um hub de empresas inovadoras alagoanas. Houve também cerimônia para credenciamento do EDGE, do Instituto de Computação da Ufal, como integrante da rede Embrapii, com unidade de computação industrial, coroando uma atuação que começou em 2020.

Josealdo Tonholo chamou a atenção para o progresso do ecossistema de inovação alagoano, “uma revolução que é silenciosa, mas está fazendo a diferença, com gente muito bem posicionada, gente que faz a diferença também no outro lado, na universidade, que tinha um índice de evasão muito grande. Hoje, tem gente trabalhando nesses projetos. Não evade mais, fica no curso e dá qualidade. Acho que essa transformação pela educação é real e a gente está vivendo isso aqui em Alagoas. Eu vejo as coisas acontecendo aqui de uma forma diferente, e para o bem”, comentou.

Sobre as perspectivas para a ciência no estado, o professor Fábio Guedes declarou: “O que queremos fazer do estado de Alagoas? Um sistema de Ciência e Tecnologia que atraia pessoas para estudar aqui, e não necessariamente a gente exportar gente; atrair para cá com bolsas e com um sistema de qualidade, e tendo a Fundação de Amparo à Pesquisa”, observou o economista.

Também participaram da visita à Fapeal e ao Centro de Inovação o diretor geral da RNP Nelson Simões e o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professor Carlos Guedes. Os anúncios da ministra, no Museu Palácio Floriano Peixoto, também foram prestigiados pelo reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde, professor Henrique Costa e professora Ilka Soares e pelo reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Odilon Máximo.