Festival de Música de Penedo tem quase 500 inscritos nas oficinas

Evento acontece de 17 a 21 de outubro e conta com a parceria da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas
Por Simoneide Araújo - jornalista
02/10/2023 11h40

Durante cinco dias, de 17 a 21 de outubro, ruas e prédios vão estar ocupados com atividades de um dos maiores eventos de música do Nordeste: o Festival de Música de Penedo (Femupe). A cidade histórica vai respirar arte, cultura e ciência, tudo voltado a alunos de escolas e à população em geral. Em pouco mais de dez dias, cerca de 500 pessoas já se inscreveram para participar de oficinas de vários instrumentos musicais.

Para o coordenador-geral do Femupe, Marcos Moreira, essa é mais uma prova de que o Festival está consolidado e já faz parte do calendário de eventos da cidade e da região. “É muito gratificante podermos contar com a presença de músicos profissionais e pesquisadores que vão compartilhar conhecimentos para ampliar a cultura musical de Penedo e de Alagoas. Mas é importante ressaltar que não conseguiríamos fazer essa grande festa, esse grande encontro sem o apoio da gestão do reitor Josealdo Tonholo [da Universidade Federal de Alagoas] e a parceria da Prefeitura de Penedo e o governo de Alagoas”, afirmou.

E Moreira reforça: “Contamos com a sensibilidade e o apoio do prefeito Ronaldo Lopes [de Penedo] e sua equipe. Ele é um grande parceiro do Festival e da Ufal! Temos o apoio e o empenho da secretária Tereza Machado [Cultura] para que a gente consiga ocupar as ruas de Penedo com o nosso Festival. Reafirmo aqui minha gratidão a todas as pessoas envolvidas nesse processo de construção do Femupe, ressaltando a parceria do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.”

O prefeito Ronaldo Lopes enfatiza a parceria e reconhece a importância do Festival para o município. “Vamos ter mais um evento em nossa cidade, o Festival de Música de Penedo. É fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Prefeitura de Penedo e o governo do estado. A cada ano ele se torna mais importante porque está sendo ampliado e reúne profissionais e pesquisadores alagoanos, de outros estados e internacionais também”, disse.

O gestor destaca a parceria com o grupo de Portugal, que mais uma vez estará presente. “É um festival belíssimo que acontece, ao mesmo tempo, em vários locais de nossa cidade. Oficina de flauta na Igreja das Correntes, violinos no Convento, e muita música nos mais diversos monumentos de Penedo. Então, isso faz com que esse evento seja um Festival diferenciado porque utiliza os principais pontos e lugares que fazem parte da história de Penedo. Sem contar que a música tem tudo a ver com a nossa história, afinal Penedo já foi chamada de a cidade dos pianos em função da sua musicalidade”, revelou, ao confirmar que o Teatro 7 de Setembro foi criado em função dessa musicalidade que o povo penedense sempre teve.

Termos o Festival de Música na cidade nos orgulha muito e ficamos muito satisfeitos com essa parceria. É ela que proporciona o crescimento desse festival e o torna tão importante para Penedo, para Alagoas e para o Brasil”, declarou o prefeito Ronaldo Lopes.

Tereza Machado, secretária de Cultura, reforça a importância da parceria com a Universidade para a realização do Femupe. “Mais uma edição do Festival Internacional de Música de Penedo que este ano já vem ainda mais especial porque tivemos a primeira edição, em maio, do evento em Portugal. Levamos o Femupe para Lisboa e Castro Daire. É uma realização da Ufal com apoio da Prefeitura de Penedo. Nós abraçamos o Festival idealizado pelo professor Marcos Moreira, que fincou sua bandeira aqui em nossa cidade porque reconhece Penedo como berço cultural”, afirmou.

A secretária confirma que o Festival leva a Penedo multiartistas, apresentações musicais e, além de tudo, a capacitação nas mais diversas áreas - partitura, percussão, sopro, cordas, vocal. Enfim, a música em toda sua diversidade. Mas também teremos momentos de entretenimento e lazer, com grandes shows, concertos, mostra de música autoral e a segunda edição da Feira da Música, com a participação de empresas do ramo”, anunciou, ao destacar a presença de músicos de Portugal, com o maestro Pedro Serrano, regente da Banda de Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

Será um momento enriquecedor, uma grande festa durante vários dias, com programação pedagógica, científica e cultural. Tudo isso vai engrandecer os músicos de Penedo e região”, declarou Tereza Machado.

O Festival

O Festival de Música de Penedo é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – por meio do Centro de Musicologia de Penedo, curso de licenciatura em Música, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Pró-reitoria de Extensão (Proex) – da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas.

O evento tem apoio do deputado Paulão e patrocínio do Sebrae e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Entre os parceiros estão: Laboratório de Musicologia (Lamus), Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa, Dgartes ligada ao Ministerio da Cultura República Portuguesa. Também conta com as instituições Universidade de Bordeaux e Timbodé Percussivo da França, além das Universidades Pedagógica, SMEAM e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique e marcas de Instrumentos Musicais de todo o Brasil.

Visite nosso site e fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo.

Siga nossas redes:
@festival_musica_Penedo