Ufal emite nota de repúdio em defesa das instituições democráticas

Universidade considera que atos terroristas ocorridos neste domingo são antidemocráticos e uma afronta à democracia
Por Ascom Ufal
08/01/2023 23h13 - Atualizado em 10/01/2023 às 10h58

Em relação à situação gravíssima causada pelos atos antidemocráticos, ocorridos neste domingo (8), a Universidade Federal de Alagoas, por meio de sua gestão superior, emite nota de repúdio que você pode conferir a seguir:

Nota de Repúdio

A Gestão Superior da Universidade Federal de Alagoas repudia veementemente os atos terroristas, golpistas, antidemocráticos e contra o patrimônio público ocorridos neste domingo, dia 8 de janeiro, em Brasília-DF.

Estes atos atentam contra os preceitos básicos instituídos pela Constituição Cidadã de 1988 e trazem riscos às garantias de manutenção do Estado Democrático de Direito.

Esperamos que estes fatos sejam energicamente apurados e os autores materiais e intelectuais, bem como os financiadores, sejam responsabilizados, dentro da Lei. Esperamos também que seja garantida a manutenção da Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.

A Ufal também se solidariza com as instituições que foram atacadas durante a ação terrorista deste domingo e se une às demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e entidades representativas da área de educação que estão repercutindo, em forma de protesto, o ocorrido na capital federal.

Educação transforma!

Josealdo Tonholo
Reitor

Dezoito reitores que compõem a Rede Nordeste de Universidades Federais assinaram a manifestação a seguir:

Manifestação Pública

A Rede Nordeste de Universidades Federais (Rene-NE), lamenta profundamente e repudia os atos terroristas contra o patrimônio público e contra a democracia, ocorridos neste domingo, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília-DF.

Por esse motivo, faz- se necessária uma ação conjunta das autoridades competentes, para apurar os devidos fatos, sob a ótica da justiça, tendo como pilares a Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.

Assinam a nota:
Gildásio Guedes, reitor da UFPI; Josealdo Tonholo, reitor da Ufal; Airon Melo, reitor da Ufape; Valter Santana, reitor da UFS; Joana Guimarães, reitora da UFSB; Marcelo Craneiro, reitor da UFRPE; Antônio Fernandes, reitor da UFCG; Daniel Diniz, reitor da UFRN; Alfredo Gomes, reitor da UFPE; Fábio Josué Santos, reitor da UFRB; Ricardo Ness, reitor da UFCA;Roque Albuquerque, reitor da Unilab; Jacque Antônio de Miranda, reitor da Ufob; e Paulo Fagundes, reitor da Univasf.

Acompanhe abaixo as notas de outras instituições:

Nota Consórcio Universitas sobre atos em Brasília

Nota de apoio à democracia do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – Fortec

Nota de Repúdio do Conselho Deliberativo da Fiocruz aos Atos Antidemocráticos

Nota de Repúdio emitida pela direção do Campus do Sertão da Ufal