Projeto da Ufal vai usar oralidade para alfabetizar adolescentes

Iniciativa envolve Ufal, Prefeitura de São Sebastião e Universidade Harward e pontapé inicial foi dado na última sexta (6)
Por Jacqueline Freire – jornalista, com Ascom da Prefeitura de São Sebastião
11/01/2023 14h36 - Atualizado em 11/01/2023 às 15h04
Reitor Josealdo Tonholo assina parceria para promover equidade educacional no Município de São Sebastião (fotos Ascom da Prefeitura de São Sebastião)

Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Prefeitura de São Sebastião e a Universidade de Harward promoverá equidade educacional ao município situado no interior de Alagoas. O projeto-piloto foi assinado entre as instituições na última sexta-feira (6), e trabalhará o letramento de adolescentes por meio do desenvolvimento da oralidade, na iniciativa intitulada Geração da Palavra.

Os estudantes leem e discutem materiais com temas de seu interesse, aprendem diferentes perspectivas a respeito de um tema, como por exemplo, retirar informações relevantes do texto para tomar uma posição. A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Ufal, que tem atuado em parceria com várias entidades com o objetivo de combater a evasão e o abandono escolar, bem como recuperar as aprendizagens dos estudantes do ensino fundamental.

“Até o momento, foram impactadas mais de 500 mil crianças do ensino fundamental, 20 mil professores, quase 10 mil escolas, dos 27 Estados e Distrito Federal, contabilizando quase 1.500 municípios. A proposta é baseada em anos de estudo com diferentes populações de vários países e tem bons resultados no desenvolvimento de vocabulário, fluência, compreensão de leitura e produção escrita”, disse o coordenador do Nees, o professor da Ufal, Alan Pedro da Silva.

Gestão

“A ação em São Sebastião é um ‘spin off’ (derivado) dos projetos desenvolvidos com o Ministério da educação (MEC). Há um forte componente de territorialidade, com vistas ao aumento da qualidade geral da educação do município, mas garantindo que os impactos sejam endogenizados no local de aplicação. Ou seja, é um programa que visa a qualidade da educação como vetor de desenvolvimento e redução das desigualdades do território parceiro”, explicou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Ainda segundo o reitor, será uma grande honra para a Ufal a parceria em São Sebastião. “Será uma rara oportunidade de fazer pesquisação: aprendendo, desenvolvendo tecnologias e aplicando conhecimento em favor da nossa gente alagoana”, disse Tonholo. No município o projeto vai trabalhar três eixos: recuperação das aprendizagens, focando a alfabetização; trabalhar o autismo e a superdotação.

Já o pró-reitor de Gestão Institucional da Ufal, Jarman Aderico, avaliou que a cidade de São Sebastião tem alcançado importantes resultados em educação. Para ele, a relação Ufal e Prefeitura colocará a expertise universitária a serviço dos moradores da cidade. “A parceria com o Programa Nees reúne profissionais da Educação que já têm entregue superações. A expectativa é grande, mas o grupo tem os pés no chão e sabe que o que desejam alcançar só se atinge no longo prazo e de forma coletiva”, reforçou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sandra Ribeiro, a expectativa é que o projeto-piloto adotado pela rede municipal de São Sebastião torne-se um espelho para Alagoas. "A determinação do prefeito Zé Pacheco é investir cada vez mais na qualidade da nossa educação, por isso formalizamos hoje essa tão importante parceria que tem entre outros objetivos combater a evasão e o abandono escolar, bem como recuperar as aprendizagens, promovendo o engajamento dos estudantes do ensino fundamental", frisou a secretária.

Nees

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) é um grupo de pesquisa originalmente criado no Instituto de Computação (IC) da Ufal, mas que hoje permeia várias Unidades Acadêmicas e campi da Universidade, agregando pesquisadores e estudantes preocupados com a qualidade da educação.

Além de fazer pesquisa de ponta, que resulta em produção em revistas de abrangência global de altíssimo impacto, o grupo tem todo um viés executivo para desenvolver e disseminar o uso de tecnologias na educação. Hoje o Nees é um dos maiores parceiros do MEC, desenvolvendo projetos como o Programa Nacional de Livro Didático e aplicativos como o SouTec, que ajuda na identificação do perfil profissional do estudante.

Com o objetivo de contribuir ainda mais com a educação e a alfabetização na idade certa, o Nees criou o Programa de Promoção da Equidade Educacional e, em parceria com o Município de São Sebastião, vai inaugurar o programa. É uma parceria do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais com a Escola de Educação da Universidade Harvard.

Assinatura

Durante a assinatura da adesão ao projeto, o prefeito Zé Pacheco e a secretária Sandra Ribeiro recepcionaram várias autoridades que marcaram presença, entre elas: o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; Ig Ibert Bittencourt, professor da Ufal e pesquisador em Harward; Alan Pedro, pesquisador e fundador do Nees da Ufal; Thiago Cordeiro, professor adjunto do Instituto de Computação da Ufal; Edmilson Gomes Fialho, economista e diretor executivo do Nees; Sivaldo Joaquim, doutorando em Educação pela Ufal; e Jarman Aderico, pró-reitor de Gestão Institucional da Ufal; além de outras pessoas que participaram da solenidade de forma on-line.