Abertura do semestre destaca Ufal como um mundo de oportunidades

Auditório lotado acompanhou a solenidade de início do semestre 2022.2
Por Lenilda Luna - jornalista Fotos: Renner Boldrino e Jônatas Medeiros
23/01/2023 19h03 - Atualizado em 24/01/2023 às 08h24

A semana começou com muito movimento, alegria e expectativa na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nos quatro campi, os calouros e calouras foram recebidos, nesta segunda-feira (23), com palestras, mensagens de boas-vindas e atividades culturais. Os estudantes novatos e veteranos espalharam-se pelos espaços da Universidade, trazendo de volta o dinamismo e a busca de conhecimento que caracterizam a rotina universitária.

Pela manhã, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, foi para o Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), onde saudou os estudantes destacando a excelência da produção científica e acadêmica, reconhecida internacionalmente, dos cursos ligados às Ciências Agrárias. “Mas, além da brilhante produção técnica e científica, é importante ressaltar também o compromisso socioambiental desenvolvido neste Campus”, destacou Tonholo.

No mesmo turno, a vice-reitora Eliane Cavalcanti estava saudando os novos estudantes de Arapiraca. “Atravessamos momentos de adversidade durante a pandemia, no qual a Ufal foi guerreira em oferecer estratégias para o enfrentamento do vírus da Covid-19. Esse é um momento feliz e especial, porque representa superação e compromisso”, destacou a vice-reitora.

Enquanto isso, o pró-reitor de Extensão, Cézar Nonato, estava no Campus do Sertão, proferindo a palestra da Aula Inaugural. "O tema da aula foi a Importância da Cultura na formação humana e o nosso debate circulou sobre a necessidade de estabelecermos um processo dialógico pautado na perspectiva da multiculturalidade de forma a acolher as diversidades", refletiu Cézar.

A partir das 15h, foi iniciada a Aula Inaugural no Campus A. C. Simões, que foi transmitida pelo canal da Ufal no Youtube. A programação foi iniciada com uma apresentação descontraída e bem-humorada dos artistas David Oliveira e Elaine Lima, egressos do curso de Teatro. Em seguida, o cerimonial convidou o reitor Josealdo Tonholo para presidir a mesa de honra para a saudação oficial aos estudantes.

Fizeram parte da mesa: Amauri Barros, pró-reitor de Graduação; Alexandre Lima, pró-reitor Estudantil; Silvia Uchoa, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação; Vladimir Caramori, representando o Fórum de diretores das Unidades Acadêmicas; Sérgio Onofre, coordenador de Assuntos Culturais; e Vinicius Manzoni, representando os coordenadores dos cursos de Graduação.

Também estavam representadas as entidades dos segmentos da comunidade universitária: Jailton Lira, da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal); Kleber Santos, coordenador de Comunicação do Sindicatos dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal); Vitor Leite e Valéria Pontes, pelo movimento estudantil. “Já estão todos, todas e todes convidados para o trote unificado do dia 27”, convidaram as lideranças estudantis.

O reitor Josealdo Tonholo finalizou as falas da mesa destacando os vários significados da Universidade. “A educação é transformadora, e aqui vou parafrasear Paulo Freire, porque a pessoa que tem acesso à Educação se transforma e assim, muda o mundo. A Ufal é o maior vetor de desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. Nossos cursos avançaram nas últimas décadas e aqui, não formamos apenas graduados, mas cientistas, pesquisadores, e profissionais de muita qualidade”, destacou o reitor.

A programação continuou com a aula inaugural, proferida pelo professor Fernando Pimentel e pela doutoranda Andrea Lais. “É preciso promover o encontro do que vocês vão aprender aqui com a sociedade lá fora. Aprendam. A Ufal é mais do que sala de aula. É um mundo de oportunidades”, destacou o professor.

Já Andrea Lais contou um pouco da sua trajetória como estudante de graduação e como foi emendar a caminhada na pós, com muita dedicação aos estudos. E ainda encantou toda a plateia com sua bela voz, provando que é possível conciliar a vida acadêmica com a carreira de cantora. “Conhecimento e arte completam as nossas vidas”, finalizou Andréa.