A Ufal está em festa! 62 anos de desenvolvimento e transformação social!

A Universidade Federal de Alagoas completa 62 anos produzindo conhecimento e qualificando pessoas
Por Lenilda Luna - jornalista
25/01/2023 11h16 - Atualizado em 25/01/2023 às 11h28

O reitor Josealdo Tonholo enfatiza sempre que “a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é o maior vetor de desenvolvimento do estado”. Ao avaliarmos todos os setores produtivos e sociais alagoanos, podemos concordar com ele. Completando nesta quarta-feira (25), 62 anos de fundação, temos não só profissionais, mas também produção de conhecimento científico e tecnológico nas várias áreas socioeconômicas. 

No período mais difícil da pandemia de Covid-19, a atuação da Ufal foi decisiva e ampla. Os pesquisadores da Universidade voltaram-se para o enfrentamento da contaminação, dos impactos econômicos, ambientais e psicológicos da quarentena. Um dos equipamentos do Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif), do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), recebeu a certificação pelo Laboratório Central (Lacen) para colaborar na testagem, ainda no início de 2020. 

Além de estabelecer o protocolo de segurança para a comunidade universitária, a Ufal contribuiu para que toda a sociedade alagoana enfrentasse o isolamento da melhor maneira possível. Os professores da Ufal divulgaram dietas, exercícios para fazer em casa, tiraram dúvidas sobre higienização dos alimentos, alertaram sobre fármacos inadequados para o vírus, tudo amplamente divulgado na imprensa e nos meios de comunicação da própria universidade.

Os profissionais da Universidade também se debruçaram sobre outra crise que se abateu sobre Maceió, concomitantemente com a pandemia: a subsidência de cinco bairros, decorrente da mineração de sal-gema. Logo após os primeiros tremores, no bairro do Pinheiro, em 2018,  os especialistas da Ufal na área de geologia já se dispuseram a monitorar a situação. No decorrer do gerenciamento dessa problemática, a Ufal ofereceu suporte social, jurídico, veterinário, entre outros. 

Vale lembrar ainda, no período mais recente, a força-tarefa que se formou rapidamente para avaliar o impacto socioambiental do derramamento de óleo nas praias nordestinas, no final de 2019. Os pesquisadores participaram de várias atividades, a exemplo de coleta e análise do material, monitoramento das espécies marinhas afetadas, atividades de conscientização da população sobre os cuidados que devem ser tomados ao lidar com esse material altamente tóxico, orientação para o armazenamento e descarte do produto retirado da costa. 

Esses são exemplos recentes de que a comunidade universitária da Ufal está atenta e atuante nas questões mais importantes do Estado de Alagoas. “Para além disso, é importante ressaltar que a Ufal contribui para a mudança de vida de várias famílias alagoanas. A Universidade possibilita que pessoas de baixa renda tenham qualificação profissional para melhorar a qualidade de vida sua e dos familiares. A celebração da formatura desses estudantes é um dos momentos mais bonitos na trajetória da Ufal”, testemunha o reitor Josealdo Tonholo. 

Nas redes sociais da Ufal é possível encontrar depoimentos de representantes da Ufal celebrando os 62 anos . Lembra da poderosa voz do cerimonial da posse presidencial de Lula no início deste ano? Charlene Araújo é egressa da Ufal e deu seu depoimento sobre a importância da Universidade para sua vida (https://www.instagram.com/p/CnxXG6nhvzv/). Julio Daniel, economista que atua na Prefeitura de Maceió, também falou sobre “ser Ufal”. (https://www.instagram.com/p/CnzeVKfv2wv/).

 E para saber mais sobre o histórico da maior instituição de ensino superior de Alagoas, confira a

Exposição virtual que foi criada quando a Ufal completou 60 anos https://sites.ufal.br/ufal-60-anos/