Ufal promove concurso de ideias inovadoras para alunos de escolas públicas

Podem participar estudantes de Maceió, Barra de São Miguel e Murici; inscrições estão abertas até 14 de outubro
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
28/09/2022 16h20 - Atualizado em 30/09/2022 às 17h34

Identificar e propor soluções para problemas sociais a partir da perspectiva do estudante. Essa é a proposta do Concurso de Ideias Inovadoras do Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica: a função social da universidade em debate (Sinpete), promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Alunos e alunas de escolas públicas dos municípios de Maceió, Barra de São Miguel e Murici podem apresentar ideias para resolver uma situação da comunidade em que vivem ou da escola em que estudam. Para propor, basta gravar um vídeo abordando o projeto ou a iniciativa para resolver o problema identificado e se inscrever no concurso.

Para realizar a inscrição, é preciso se organizar em equipe, composta por no mínimo três e no máximo cinco integrantes, e contar com a orientação de um professor da escola. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de outubro neste formulário, com o envio do link do vídeo, que deverá apresentar a ideia de intervenção social.

As propostas devem estar de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e podem apresentar, por exemplo, soluções para melhorar a mobilidade, combater as desigualdades, a fome, promover a saúde e preservar o meio ambiente. Os ODS estão relacionados no Anexo A do edital.

A premiação será concedida por etapa de ensino fundamental, nos anos finais, e médio. Cada membro da equipe premiada receberá uma medalha mais um kit avaliado em R$ 300, contendo camisa do evento, squeeze térmica, mochila, estojo escolar, lápis, canetas, caderno, borracha, corretivo, apontador, régua, esquadro e transferidor. Já a escola cuja equipe foi premiada receberá um troféu. Os educadores participantes inscritos receberão certificado do Sinpete.

As propostas selecionadas serão divulgadas no site institucional da Ufal, na página de editais e, posteriormente, no site do Sinpete. Conforme o edital, o resultado sairá no dia 20 de outubro.

As equipes premiadas deverão estar presentes na cerimônia de premiação. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser solicitados pelo e-mail da equipe organizadora sinpeteufal@prograd.ufal.br

Acesse o edital

Mais sobre o Concurso de Ideias Inovadoras

O Concurso de Ideias Inovadoras integra a programação do Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica: a função social da universidade em debate (Sinpete) da Ufal. Esse evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, no auditório e pátio da Reitoria da Universidade, durante a realização da 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O concurso tem como objetivo incentivar a criação de propostas de intervenção social tendo como base a realidade vivenciada pelos estudantes no entorno de sua escola e seu bairro, oportunizando o reconhecimento de ideias inovadoras e o fomento das diversas formas de expressão, com foco nos ODS. O foco é identificar e criar soluções inovadoras aos problemas sociais, por meio de diferentes perspectivas, sob o olhar do estudante.