Ufal e Unir realizam 1º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde

Evento é totalmente virtual e será realizado nos dias 22 e 23 de setembro
Por Ascom Ufal
15/09/2022 17h32

Trabalhadores da assistência à saúde e da gestão, profissionais, residentes, docentes, preceptores, tutores, estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em saúde e áreas afins, e pesquisadores do campo da saúde coletiva, conselheiros de saúde, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde. Estes são os públicos do 1º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde, evento virtual que acontece nos próximos dias 22 e 23 de setembro.

Organizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde), o evento discute o tema: Os desafios da atenção, gestão e educação em saúde no Brasil atual.

Segundo a professora Josineide Francisco Sampaio, o objetivo do evento é o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de experiências e práticas, por meio dos espaços de discussão sobre a assistência, a gestão e a produção acadêmica, em sua interface com educação, a formação e a pesquisa em saúde, com vistas ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em âmbito nacional e com ênfase nas experiências resultantes do Profsaúde, contribuindo para a sua efetivação como aposta política à consolidação do SUS.

Dentre os temas em pauta durante o seminário estão: a Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Saúde; escrita científica; avaliação das lesões cutâneas na Atenção Primária à Saúde (APS); pré-natal odontológico: cuidado do binômio mãe-bebê; atenção à saúde do trabalhador; desafio do mestrado profissional em saúde coletiva; educação permanente para os profissionais da APS; gestão da APS em tempos de covid-19; entre outros.

Inscrições e mais informações aqui.