Sanidade animal e saúde pública são algumas das muitas atribuições do médico veterinário

Ufal é a única instituição de ensino superior pública no Estado a ofertar, gratuitamente, formação na área
Por Ascom Ufal
09/09/2022 10h05

Cuidado com animais domésticos e silvestres, ações de saúde pública e preservação ambiental. Essas são algumas das muitas atribuições do médico veterinário, cujo o dia é celebrado neste 9 de setembro, data em que foi regulado o exercício da profissão no Brasil.

“O médico veterinário é o profissional mais qualificado para implantar e coordenar ações de saúde única pela multidisciplinaridade de sua formação. Cabe ao profissional dessa área, a responsabilidade pela prevenção de doenças transmissíveis de animais para o ser humano, as zoonoses”, destaca o professor do curso de Medicina Veterinária da Ufal, Danillo Pimentel. Ele está na coordenação da graduação e o docente Jonatas Campos, na vice-coordenação.

Ele acrescenta que o profissional também trabalha na produção de remédios e vacinas e, ainda, na garantia a qualidade do que a população bebe e come. Para reforçar o impacto da atuação da Medicina Veterinária e a relação direta com o bem-estar dos humanos, o coordenador cita o cientista francês Louis Pasteur: “‘A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade”’.

A Universidade Federal de Alagoas é a única instituição de ensino superior pública no Estado a ofertar, gratuitamente, a formação em Medicina Veterinária, tendo iniciado as atividades da graduação em 2006.

Mais de uma década se passou e o curso se o tornou referência estadual pela qualidade da formação e do corpo docente especializado, além de já ofertar curso de mestrado em Ciência Animal. Atualmente, conta 259 alunos na graduação e 25 na pós. São mais de 20 projetos de pesquisa em desenvolvimento, entre Iniciação Científica, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e projetos contínuos na pós-graduação, contemplando estudos nas áreas de inovação e desenvolvimento de tecnologias em sanidade animal; saúde pública; ciências morfofuncionais; desenvolvimento de técnicas e estratégias para o agronegócio; reprodução e produção animal.

Nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC), em 2016, o curso obteve o Conceito Preliminar igual a 5 e Conceito do Curso igual a 4. Este mesmo conceito também foi alcançado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Ao elencar os aspectos considerados, no curso ofertado pela Ufal, levando-se em conta o processo de formação dos futuros médicos veterinários, o coordenador informa que a “formação em Medicina Veterinária objetiva oferecer à sociedade profissionais capacitados para atuarem na prática clínica dos animais em todas as suas modalidades - clínica, cirurgia, patologia e fisiopatologia da reprodução, diagnóstico e de tratamento de doenças infectocontagiosas, parasitárias e nutricionais - na atenção à saúde animal, ambiental e humana em um contexto atual de Saúde Único”.

Ele ainda acrescenta que o médico veterinário trabalha “elaborando, executando e gerenciando sistemas de criação, manejo, nutrição, biotécnicas da reprodução e melhoramento genético, legislação médico-veterinária e bem-estar animal. Além de atuar na área de tecnologia de produtos de origem animal e seus derivados, executando a inspeção sanitária”.

Retorno ao presencial

Em um curso marcado pela grande quantidade de aulas práticas, o período letivo no formato on-line, no período de pandemia, foi marcado por muitos desafios. Com o retorno das atividades presenciais no semestre 2022.1, a dificuldade agora é lidar com o processo de adaptação dos estudantes. “Alguns se mostram menos motivados e com problemas relacionados à ansiedade e ao estresse. Também têm apresentado relutância nas realizações das avaliações presenciais em sala de aula”, conta o coordenador.

Mesmo com a pandemia, Danillo destaca que os projetos realizados no curso de Medicina Veterinária não pararam, a exemplo do PET Cidadão, que já está na quarta versão, e o projeto Carroceiros VET Legal. “Alguns projetos que seguem funcionando são do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa de Ruminantes (GEPR): Ações para o desenvolvimento da bovinocultura na microrregião de Viçosa-AL e o de Educação Continuada para bovinocultores de leite no município de Batalha”, cita.

Ainda de acordo com o coordenador, “a equipe de Medicina Veterinária atua diretamente nas ações para a minimização dos efeitos danosos de situação, como, por exemplo, o problema envolvendo animais e toda a sociedade alagoana na grande calamidade dos quatro bairros maceioenses (Caso Pinheiro), afetados pelo afundamento do solo. Estima-se que mais de 700 animais já foram socorridos, além da grande ação de educação em posse responsável”.

Atendimento no HVU

Com o retorno das atividades presenciais, consultas e cirurgias gerais no Hospital Veterinário Universitário (HVU), localizado na Fazenda São Luiz, na cidade de Viçosa, também já foram retomados. O agendamento é feito via WhatsApp no telefone 3214-1935.

“Os atendimentos são voltados à população em geral para auxílio clínico ou cirúrgico em caninos, felinos, equinos, grandes e pequenos ruminantes, suínos, aves e animais silvestres”, informa Danillo.

Mais sobre o curso

O curso de Medicina Veterinária da Ufal é ofertado na modalidade presencial integral. Tem carga horária total de cinco mil e quinhentas horas, com duas entradas anuais de 30 alunos por semestre. Iniciado como uma das graduações do Campus Arapiraca, em 15 de setembro de 2006, na Unidade de Ensino Viçosa, passou a ser vinculado ao Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), sediado em Rio Largo, no final de 2019, onde centraliza todo o ciclo básico, do primeiro ao quarto período.

Permanece com atividades do ciclo profissional de formação, do quinto ao nono período, na Unidade Viçosa, onde está instalado o Hospital Veterinário Universitário (HVU), na conhecida Fazenda São Luiz.