Projeto de Extensão leva alunos do ensino básico à Estação Meteorológica e ao Radar

Iniciativa do Instituto de Matemática trabalha temas em Ciência, Raciocínio Lógico e Meteorologia
Por Ascom Ufal
19/09/2022 16h12 - Atualizado em 19/09/2022 às 16h13
Alunos do ensino fundamental e médio visitam Ufal e conhecem projetos da academia

O laboratório de pesquisa do Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas (Sirmal) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu os alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Jornalista Lafaiette Belo e do Colégio São Mateus, localizados em Maceió e Boca da Mata, respectivamente. Na oportunidade, foram abordados temas como as áreas de atuação da Meteorologia, instrumentação meteorológica, eletromagnetismo e funcionamento do Radar, com direito à visita técnica a esse local e à Estação Meteorológica.

A visita foi conduzida pela equipe do Sirmal, formada por Maria Luciene Dias de Melo, Marcelo Oliveira e Kleymerson Pereira Lins e faz parte da programação do projeto Círculos Alagoanos de Matemática, do Instituto de Matemática da Ufal e aprovado no Edital Profaex 2022, coordenado pelo professor Isnaldo Isaac. “Dentre as ações deste projeto, estamos promovendo a interação de escolas de ensino básico com os espaços de ciência da Ufal. Antes da visita à Estação os alunos participaram de atividades no Instituto de Matemática (IM) ministrada pelos estudantes do curso: Matheus Ferreira, Julia Muniz, Gabriel Cavalcante, Thayane Camile e Abnael Pinheiro. Além desta atividade, este projeto tem proporcionado a prática de Xadrez com a orientação de alunos da Universidade com destaque regional no esporte”, explicou o docente.

Ele relatou ainda a importância dessas iniciativas que, além de promover o enriquecimento intelectual dos alunos, encurtam a distância entre a sociedade e a universidade pública, rompendo os limites de seus muros e mostrando todo o seu potencial.

Para o professor Arthur Wayne, da Escola Estadual Jornalista Lafaiette Belo, foi um momento bastante satisfatório, pois ele pôde apresentar aos alunos o ambiente da Universidade em que se formou: “Eles tiveram a oportunidade de conhecer uma matemática que eles nunca tiveram acesso, como os desafios de raciocínio lógico no laboratório do IM, e também conhecer o Radar, utilizando recursos que não estão disponíveis na escola e também no dia a dia deles. Encontros como este despertam a curiosidade científica e alimentam a esperança de que eles também possam chegar lá um dia”, disse.

Irla Pimentel, aluna do 9° da Jornalista Lafaiette, disse que a visita trouxe mais vontade de trabalhar em algo que também ajude na vida das pessoas: “Todas as aulas que tivemos foram divertidas e também nos ajudou a ver o quanto a matemática é importante nas nossas vidas. E também ver o quanto o trabalho deles é importante para a sociedade. Saí de lá com mais vontade de trabalhar em algo que também ajude na vida das pessoas”.

Já Aline Amorim, aluna do Colégio São Mateus, disse que o dia abriu a mente para um novo mundo: “Gostei muito da Ufal, foi um dia que abriu minha mente e mostrou o mundo da universidade, um dia de muito aprendizado e cheio de experiência”.