Programa de Controle do Tabagismo do HU está com inscrições abertas

Prazo vai até dia 29 e os interessados devem se dirigir à sala de tabagismo, das 8h às 16h
Por Raoni Santos Pinheiro – Ascom HU
22/09/2022 14h16 - Atualizado em 22/09/2022 às 14h23

Seguem abertas, até o dia 29, as inscrições para participação no Programa de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas. São oferecidas 60 vagas, que podem ser tanto por demanda espontânea, ou seja, qualquer pessoa da comunidade, quanto encaminhadas por médicos. Os interessados devem se dirigir à sala de tabagismo, das 8h às 16h, munidos de documento de identificação, comprovante de residência e cartão do SUS.

Após apresentar a documentação exigida, os inscritos vão passar por uma entrevista para avaliar patologias, idade em que começou a fumar e nível de dependência. A metodologia segue os procedimentos do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo a pneumologista do HU e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Seli Almeida, o programa dura um ano. No primeiro mês, o participante faz quatro sessões, que são reuniões estruturadas em que a cada semana é entregue uma cartilha do Inca. No segundo mês, são encontros quinzenais, e, a partir do terceiro mês, a reunião é mensal até completar o período de um ano.

Além do suporte da terapia cognitiva comportamental, há também o tratamento medicamentoso, aplicado conforme as características do usuário. “Por exemplo, se for um epilético, não pode tomar o comprimido, o diabético não controlado ou hipertenso, tem contraindicações, por isso, só vai usar o adesivo”, explicou Seli.

O Programa de Controle do Tabagismo é uma ação nacional executada no Hospital Universitário, ligado à rede Ebserh, com o apoio do Ministério da Saúde, Inca e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde. A equipe multiprofissional conta com médico, farmacêutico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico.