Painel interativo Ufal em Números mostra indicadores da graduação

Acesso simples mostra dados importantes para acompanhar cursos e estudantes
Por Manuella Soares - jornalista
23/09/2022 10h25

Transparência e informações atualizadas sobre a maior instituição pública de ensino superior de Alagoas é o que as pessoas podem encontrar no novo painel interativo Ufal em Números. O serviço disponível no site da instituição é destinado a toda sociedade que pode ter acesso a dados atualizados periodicamente e de forma automática.

“A sociedade tem demandado cada vez mais transparência dos órgãos públicos. A publicação de dados que sejam úteis para caracterizar o desempenho institucional estimula a participação e o controle social. Este serviço visa estreitar a relação da Ufal com a sociedade”, destacou o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Reinaldo Cabral.

As informações sobre a Ufal já eram possíveis de localizar no site na Universidade, mas o serviço foi todo modernizado e agora está mais fácil de acessar e navegar clicando aqui .

O primeiro grupo de painéis disponibilizados é referente à graduação. Cada painel apresenta um conjunto de filtros que podem ser aplicados e combinados para exibição de séries históricas que retratam a evolução dos dados ao longo dos últimos anos.

“Inicialmente, os painéis foram alimentados com os dados institucionais de pelo menos dez anos, mas já há ações que viabilizarão expandir o universo de dados para consultas. O acesso aos dados anteriores do serviço Ufal em Números continua por meio de um link para ‘Dados Anteriores’”, explicou Reinaldo.

As pesquisas na página levam a informações sobre quantitativo de alunos, gênero, raça, situação do curso, e outros filtros personalizados para acompanhar a evolução por semestre letivo e por curso.

No painel também é possível identificar o quantitativo de projetos relacionados com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) preconizados pela agenda 2030 da ONU.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufal (PDTIC) estabeleceu como meta em 2020, disponibilizar dez indicadores interativos para a sociedade e outros dez no ano seguinte. De acordo com o diretor do NTI, o quadro pandêmico atrasou a iniciativa, mas os 20 indicadores foram cumpridos em 2021, alcançando a meta da equipe.

O trabalho continua para aumentar a oferta de informações para a sociedade e os próximos painéis vão incluir a caracterização da assistência estudantil e uma visão sobre os projetos de pesquisa em execução na Universidade. “A meta definida no PDTIC para 2022 é disponibilizar 30 indicadores institucionais interativos”, afirmou Reinaldo.

Modernização

A Ufal tem investido, ao longo dos anos, um grande esforço para manter a publicação de dados que caracterizem os resultados de suas ações. Mas, de acordo com Reinaldo, o trabalho de obtenção, análise, processamento e publicação de dados contava com a participação de vários setores e parte do processamento era feito manualmente, sujeito a erros. Esta ação também dependia do conhecimento das pessoas sobre como obter e processar os dados para cada indicador.

“A primeira versão do Ufal em Números não era intuitiva, não permitia a interação com os dados e demandava habilidade do cidadão para qualquer tipo de análise. Neste sentido, a nova infraestrutura tecnológica para divulgação de indicadores institucionais interativos, possibilita que o próprio usuário possa aplicar filtros para subsidiar análises em diferentes perspectivas”, disse Reinaldo.

O projeto nasceu em 2020 como uma das ações previstas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufal (PDTIC), sob a responsabilidade do servidor Geraldo Neto. Segundo Geraldo, um dos grandes desafios foi atender os requisitos do projeto na composição de tecnologias para integrar a infraestrutura. "As melhores opções do mercado, implicavam custos para a Instituição. Foi preciso realizar várias experiências para compor uma solução robusta, que atendesse a todos os requisitos definidos e que não representasse aumento de despesas para a Ufal", lembrou.

Em 2021, o servidor Marcelo Almeida, no NTI Arapiraca se integrou à ação. "O projeto representa uma grande oportunidade para que eu possa contribuir com a Ufal na minha área de formação", destacou. Para se materializar, o projeto teve que envolver pessoas de todas as coordenadorias do NTI e chegar ao que se apresenta hoje.