Paespe da Ufal promove shows de química e física no Centro de Tecnologia

Atividades serão no próximo sábado em parceria com Usina Ciência e grupos PET e incluem planetário e mostra de profissões; tudo isso para atrair alunos da rede pública de ensino
Por Simoneide Araújo - jornalista
26/09/2022 16h46 - Atualizado em 27/09/2022 às 12h57

Para atrair alunos do ensino médio da rede pública, o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai promover um dia de atividades com shows de química e física, planetário, mostra de profissões e muito mais. Tudo isso vai acontecer no próximo sábado (1º), a partir das 8h30 ao meio-dia, no Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Para participar não precisa de inscrição. A Ufal estará de portas abertas para receber os estudantes e auxiliar numa futura escolha por algum curso superior nas próximas edições do Sisu. O Paespe quer inspirar os alunos para buscar a futura carreira acadêmica.

Segundo os coordenadores do Paespe, Roberaldo Carvalho e Geiza Correia, será um dia diferente para os alunos do ensino médio, que terão a oportunidade de acompanhar de perto alguns experimentos, o que, de acordo com Geiza, eles vão vivenciar, na prática, o que veem nas aulas de química e física. Também terão experiências com alguns equipamentos, a exemplo do Gerador de Van de Graaff, uma máquina eletrostática com uma esfera que fica eletrizada e, quando em contato com o corpo humano, que também fica eletrizado, a força elétrica empurra os cabelos para cima.

Em relação à mostra de profissões, os visitantes poderão conhecer diversos cursos que a Ufal oferece. “Eles terão contato com kits didáticos e também verão a prática acontecendo do que veem na teoria em sala de aula. Queremos motivar os alunos para eles entrarem em um curso superior”, reforçou Geiza.

Nesse dia festivo, os estudantes também vão poder se inscrever gratuitamente para as novas turmas de reforço escolar e do cursinho pré-Enem. São 200 vagas ofertadas, sendo 120 vagas para o Paespe Júnior e 80 para o pré-vestibular. Tudo gratuito. Confira aqui todos os detalhes de quem pode participar e quais documentos precisa levar para se inscrever.

No evento de sábado, o Paespe tem como parceiros a Usina Ciência, um dos equipamentos culturais da Ufal, os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Ufal e o grupo de licenciatura de Biologia. As atividades fazem parte da programação dos 30 anos do Paespe e também da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que, este ano na Universidade, tem a coordenação do professor Eduardo Lucena e vem com o tema O papel das engenharias, ciência e tecnologia na popularização e fortalecimento da educação, com apoio financeiro do CNPq.