Fanut leva tenda e feira para promover agroecologia em congresso de nutrição

Espaços abertos são inovadores na edição 2022 do Conbran, maior evento científico da América Latina nessa área
Por Ascom Ufal
28/09/2022 17h15 - Atualizado em 30/09/2022 às 15h01

A Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai levar para o 27º Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (Conbran) um debate importante e atual sobre produção e consumo de alimentos agroecológicos. O evento, destinado a estudantes e profissionais da área, é o maior da América Latina e vai ser realizado em Maceió, de 4 a 7 de outubro de 2022, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Uma série de atividades serão realizadas na Tenda Agroecológica É-Comida! Instalação Artística e Pedagógica em Agroecologia, Nutrição e Saúde, espaço que será coordenado pela professora da Fanut, Islandia Bezerra. Serão promovidos círculos de cultura, nos quais serão debatidos temas que se conectam com a alimentação e a nutrição com ênfase na Agroecologia. A tenda ficará logo na entrada do Centro Cultural, em frente à bilheteria. Além da participação dos inscritos no evento, a proposta é envolver o público externo que estiver circulando no entorno do local.

“Esse espaço da tenda agroecológica é inovador, nunca existiu em outras edições do Conbran. O intuito é apresentar e debater cenários, contextos e realidades diversas que influenciam no ato cotidiano de se alimentar e nutrir a si e ao demais”, destacou a professora Islandia.

No entorno da tenda será realizada a exposição Feira É-Comida e Arte com a presença de vários coletivos de Alagoas, para expor as riquezas culturais [manifestações artísticas e artesanatos], além das delícias locais, como alimentos ou preparações que caracterizam a cultura alimentar alagoana. Povos originários de diferentes etnias do estado, assim como representantes de comunidades quilombolas, camponesas e camponeses estarão presentes.

A docente da Fanut também preside a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e destaca: “A proposta desta atividade integradora no maior evento científico da área dialoga e converge com a concepção de pesquisadoras e pesquisadores que defendem o fortalecimento da agricultura familiar, camponesa e agroecológica, como sendo o caminho para impulsionar o acesso à comida de verdade e, assim, promover a saúde das pessoas e do planeta”.

Programação

No dia 5 de outubro, quarta-feira, às 9h, Alexandre Pessoa, da Fiocruz, fará um diálogo sobre agroecologia, alimentação, nutrição e saúde. Na ocasião serão sorteados exemplares do Dicionário Agroecologia e Educação, no qual um dos verbetes, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, foi escrito pela professora Islandia Bezerra.

No mesmo dia, à tarde, José Ubiratan Rezende, doutorando no PGDT/UFPE, conversará sobre Reforma agrária e comida de verdade: caminhos possíveis e concretos.

Já no dia 6 (quinta-feira), na parte da manhã, o debate será "Alimentos saudáveis que conservam a agrobiodiversidade" com Priscila Zaczuk Bassinelo, pesquisadora da Embrapa unidade Alimentos e Territórios, instituição também parceira na inciativa.

Na sexta-feira (7), a tenda da Fanut terá a participação do Greenpeace, que vai debater sobre o documentário Antes do Prato, que terá pré-lançamento no Conbran. Será mais uma oportunidade de refletir sobre a comida de cada dia.

“Outros temas nas rodas de conversa no espaço serão espontaneamente conduzidos e vai depender de você. Ah! Não podemos esquecer que também terão manifestações e performances artísticas! Vem com a gente, a tenda é nossa!”, convidou Islandia.

Apoio para o espaço

Haroldo Ferreira, professor sócio-fundador da Associação Alagoana de Nutrição (Alnut), filiada à Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), e que tem como presidenta a professora Monica Assunção, é um apoiador e entusiasta da proposta. O Conselho Regional de Nutrição – 6ª Região (CRN6) é uma das instituições que apoiam o espaço, além de outras como a Fiocruz, a Embrapa Alimentos e Territórios, a ACTbr e o Greenpeace.

As nutricionistas Anna Carla Luna, Helena de Menezes Silva e Maria Isabel Macias Gazzaneo também colaboram com as ações da tenda da Fanut. “Movimentos sociais como a Rede Mutum de Agroecologia, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e outros coletivos de Alagoas que praticam a agroecologia – ou estão no processo de transição agroecológica – como os grupos de mulheres, cooperativas e associações, também estarão presentes”, destacou a coordenadora.

Presença da Fanut no Conbran

A edição de 2022 do Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (Conbran) traz como tema central Nutrição nas diferentes fases da vida: desafios para a promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional.

Além da Tenda Agroecológica da Fanut e da exposição Feira É-Comida e Arte, o corpo docente e discente da Faculdade de Nutrição participará de várias atividades entre painéis científicos, mesas-redondas, ciclos de debates como o cine conhecimento, apresentação de resultados de pesquisa e extensão no campo da Ciência da Nutrição.

Confira aqui mais informações e a programação completa do Conbran 2022