Desafio Soutec mobiliza estudantes na escolha profissional

Estudantes matriculados em escolas públicas e que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio podem inscrever gratuitamente suas propostas de 1º a 23 de outubro
Por Ascom Ufal
23/09/2022 16h06 - Atualizado em 26/09/2022 às 08h10

Ser desafiado é algo que instiga os jovens a partirem para a ação. E esse é o objetivo de uma iniciativa lançada nesta sexta-feira, 23 de setembro, para estudantes brasileiros matriculados em escolas públicas e que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio. 

Chamado de Desafio Soutec, o concurso técnico-cultural desafia os estudantes a propor soluções tecnológicas inovadoras para apoiar outros jovens na escolha profissional. A iniciativa também quer mobilizá-los para pensar em estratégias que estimulem o uso do aplicativo Soutec, criado por pesquisadores brasileiros para ajudar os estudantes a escolherem um curso técnico sob medida para atender a cada perfil de interesses. 

Os jovens podem participar do desafio propondo novas funcionalidades para o aplicativo, sugerindo aprimoramentos em aspectos visuais e de conteúdo que possam torná-lo mais atraente ou, ainda, pensar em maneiras para que a ferramenta seja mais acessível e inclusiva. Há cinco categorias em que os estudantes podem inscrever propostas. Para participar, basta explicar a ideia preenchendo um formulário eletrônico. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 1º a 23 de outubro.

Cada proposta inscrita será avaliada levando em conta cinco aspectos: viabilidade; originalidade; relevância e pertinência; qualidade da apresentação; e potencial de impacto social. Como o Desafio Soutec é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas, a comissão de avaliação será composta por integrantes dessas duas instituições.

Reconhecimento

Haverá reconhecimento para as propostas que conquistarem o primeiro, o segundo e o terceiro lugar em cada uma das cinco categorias do Desafio Soutec. Quem ficar em primeiro lugar, além de receber um certificado de menção honrosa, poderá participar de um evento presencial em Brasília, durante a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica 2022, prevista para ocorrer no final de novembro. 

As primeiras colocações também darão a oportunidade de participar de uma mentoria com a equipe que desenvolveu o aplicativo Soutec e de uma oficina de orientação profissional com o professor Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia, que criou os testes presentes no Soutec. Além disso, após uma análise técnica-financeira, se houver viabilidade, a proposta poderá ser implementada.  

No edital do Desafio, é possível acessar informações detalhadas sobre as categorias em que é possível se inscrever, os critérios de avaliação e o reconhecimento que será oferecido para as ideias que se destacarem. O lançamento do edital acontece no Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que é celebrado em 23 de setembro. 


Saiba mais

Sobre o Desafio Soutec: www.nees.ufal.br/desafiosoutec

Sobre o aplicativo Soutec: www.nees.ufal.br/soutec

Acesse o edital: https://bit.ly/3BLqyNA

Contato para esta pauta: comunicacao@nees.ufal.br ou (11) 9.9125.9459 (com WhatsApp)