Ufal planeja “escola criativa” para estimular produção de audiovisual em Penedo

Atividades seriam realizadas em torno do Cine Penedo cujo prédio histórico está sendo restaurado
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
23/08/2022 13h26

As obras de restauração do Cine Penedo estão em estágio avançado. O telhado já foi substituído e as paredes do local estão sendo preparadas para receber o revestimento acústico. Se continuar no ritmo atual, muito em breve, os amantes da sétima arte terão à disposição mais um espaço para projeções.

Localizado na cidade histórica de Penedo, o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, atualmente, está cedido à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em regime de comodato. Após décadas fechado, além da exibição de filmes, a gestão central da Ufal projeta muito mais para esse espaço.

“No nosso entendimento, Penedo, hoje, é a cidade mais criativa de Alagoas. Queremos transformar Penedo em um polo de criação. A partir do equipamento principal, o cinema que está sendo restaurado, preparar todo o terreno que existe em volta do prédio para ser um anexo de trabalho, com espaço para realização de aulas e oficinas”, planeja o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

A proposta da gestão da Universidade é fundar no local uma Escola de Artes e Tecnologias Criativas, com ofertas de cursos técnico e superior na área de produção cultural, audiovisual e design. No último dia 15 de agosto, Tonholo e demais gestores da instituição se reuniram com o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, para apresentar o projeto de restauro, de ampliação do espaço e de fundação da “escola criativa”, aumentando o leque de estratégias e atividades para o Cine Penedo.

“Quero agradecer. Para mim, é uma felicidade ver um assunto tão importante para Penedo ser apresentando assim, tecnicamente, e mostrando sua viabilidade. A reforma do Cine Penedo é a retomada de um sonho e nós queremos apoiar toda iniciativa para tornar Penedo essa cidade criativa”, afirmou o prefeito.

Durante a apresentação, Tonholo destacou que, com a restauração do cinema e a fundação da escola, as cidades vizinhas também serão beneficiadas. “É uma estratégia de desenvolvimento para a região. Penedo será o polo criativo de Alagoas. A cidade já sedia dois grandes eventos realizados pela Ufal: o Festival de Música e o Circuito de Cinema. E também não podemos esquecer a quantidade de filmes que são rodados lá, todo filme que tem o rio São Francisco mostra Penedo. A ideia é construir e ampliar esses eventos por meio das ações da Escola de Artes e Tecnologia”, justificou o reitor.

Durante a reunião, a vice-reitora Eliani Cavalcante lembrou que ações que promovem a cultura devem ser valorizadas pois desenvolvem a região e promovem qualidade de vida. “É preciso ter visão de futuro. Enxergar a cidade de Penedo por meio dos objetivos do desenvolvimento sustentável que visam ao meio ambiente e também à qualidade de vida das pessoas. A arte salva e, investindo em cultura, a cidade histórica de Penedo vai crescer”, defendeu.

Escola para promover o audiovisual

Primeiro núcleo de povoamento de Alagoas, a cidade de Penedo, situada às margens dos Rio São Francisco, tem cada parte de seu território marcado por história e cultura.

“Penedo é polo de formação artística, com tradição secular nas artes e na atividade cultural. É de lá o registro da banda de música mais antiga de Alagoas, assim como o primeiro teatro do Estado”, disse o professor da Ufal, Nilton Souza, durante a apresentação da proposta para criação da nova escola.

Por conta de seu rico acervo cultural, o docente argumentou que o local tem potencial para assumir a “identidade de cidade criativa”, estimulando a produção de audiovisual. Ele ainda explicou que a proposta é ofertar cursos com “perspectivas de mercado de trabalho”.

De acordo com o projeto, de início, a oferta seria de cursos técnico em Instrumento Musical e superior de tecnologia em Produção de Audiovisual. Em um momento posterior, seriam ofertados cursos técnicos em Regência, Produção de Áudio e Vídeo, técnico em Áudio e TV, Cenografia e licenciatura em Música na modalidade a distância.

“Imagine uma comunidade de professores, técnicos, estudantes pesquisando e estimulando a produção de audiovisual em Penedo? Será uma grande efervescência cultural”, disse o professor Sérgio Onofre, que também participou da apresentação.

O coordenador da Unidade Educacional Penedo, professor José Expedito Cavalcante; o pró-reitor de Extensão (Proex), Cezar Nonato; o pró-reitor de Graduação (Prograd), Amauri Barros; e a diretora da Escola de Enfermagem, professora Cícera Albuquerque também acompanharam a reunião.

Obras no local

As obras de restauração do Cine Penedo estão sendo conduzidas pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), organização com experiência em restauro de obras de interesse público. Márcio Campos, presidente do IDH e coordenador das obras do Cine Penedo, e o técnico Samuel Chacon, participaram da reunião.

“É um exercício muito difícil a realização dessa obra de restauro. Por ser tombada pelo Iphan, é preciso manter a fachada intacta, resgatar todos os elementos. Por outro lado, é preciso mexer na estrutura e no telhado de tal forma que tenha todos os padrões mais contemporâneos de segurança e engenharia”, detalhou Tonholo.

O financiamento é com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi conquistado por meio de projeto e por conta do valor histórico do prédio. O Cine Penedo fica localizado no Centro histórico da cidade, perto da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, um dos patrimônios arquitetônicos do município.

“O local vai ser entregue pronto para rodar com tudo que tem direito: iluminação, ar-condicionado, acústica e todos os equipamentos tecnológicos de cinema”, garantiu o reitor.

O prédio anexo ao Cine Penedo também será recuperado. A prefeitura já cedeu três metros do terreno para ampliar as possibilidades de acesso lateral ao espaço - antes só podia ser feito passando por dentro do cinema - e saída de segurança, garantindo acessibilidade a todos os públicos, além de acomodar melhor a área técnica.