Semana de atividades marca começo do semestre letivo no interior

Recepção contou com participação de representantes da gestão da Ufal e convidados
Por Diana Monteiro - jornalista Fotos: Renner Boldrino
19/08/2022 13h26 - Atualizado em 19/08/2022 às 14h38

O poder transformador da educação também pautou a recepção aos novos e veteranos alunos nos campi de interiorização (Arapiraca e Campus do Sertão) da Universidade Federal de Alagoas, marcando o início do semestre letivo 2022.1 com uma diversificada programação contemplada por palestras, orientações acadêmicas e atividades culturais.

No Campus Arapiraca, sobre o início do semestre letivo deste ano, na continuidade às atividades presenciais nas rotinas acadêmicas depois de quase dois anos de ensino remoto imposto pela pandemia, o diretor acadêmico Elthon Oliveira comemorou a positividade do retorno. Aproveitou para fazer recomendações e deixou uma mensagem para a comunidade universitária:

“Que continuemos seguindo os protocolos, tomando os cuidados necessários, como uso de máscara e de cuidados com a higiene. Que continuemos usando as tecnologias da informação e comunicação como um complemento às nossas atividades presenciais e não como uma atividade ou um meio principal de comunicação”.  E, sobre a importância do convívio universitário, acrescentou: “Percebemos que muitos adoeceram físico e mentalmente, durante a pandemia, principalmente por conta do afastamento social. Vamos aproveitar agora para reconstrução de laços de amizade e de companheirismo convivendo com os nossos pares”, disse.

Integração

Elthon aproveitou para informar que o reforço às boas-vindas aos estudantes do Campus Arapiraca transcorrerá com a Semana de Integração a se realizar de 30 deste mês a 2 de setembro, com a finalidade de envolver, cada vez mais, a comunidade acadêmica. A atividade terá a coordenação do professor Leonardo Leal e, sobre o evento o diretor acadêmico aproveita para destacar:

“Estamos investindo no evento que, além de palestras abordando temas diversos, proporcionará atividades de lazer, a exemplo das competições esportivas, promovendo um grande encontro entre comunidade acadêmica da sede Arapiraca e suas respectivas unidades de ensino Penedo e Palmeira dos Índios. A finalidade também é de envolver a sociedade em geral”, frisou. O Campus Arapiraca tem como diretor geral o professor Arnaldo Farias.

Acolhimento no Sertão

No Campus do Sertão a recepção aos novos alunos, denominada de Semana de Acolhimento, também trouxe para o centro da programação o poder da educação como transformadora de vidas. A organização das atividades ficou sob a responsabilidade da diretora acadêmica Flávia Jorge de Lima em parceria com as coordenações dos cursos e do Núcleo Humanidades.

As atividades envolveram os três segmentos universitários e transcorreram na sede Delmiro e na unidade acadêmica Santana do Ipanema. Contou com a participação de representantes da gestão central da Universidade Federal de Alagoas e convidados.

Sobre o começo de um novo semestre letivo, o segundo presencial, após quase dois anos de ensino remoto adaptado a uma nova rotina universitária, o diretor-geral do Campus Thiago Trindade Matias destacou a importância da recepção aos novos e veteranos alunos, comemorando:

“Depois de todo o período de distanciamento, devido à pandemia, retomamos nossas atividades presenciais com ânimo e determinação, mas também com a responsabilidade de defender cada vez mais a universidade pública. Desejo muito sucesso aos alunos que ingressam na universidade e que a instituição seja um espaço de transformação e de mudança de vida por meio da aprendizagem, da intervenção e da produção de saberes”.