Faculdade de Direito da Ufal promove webinário sobre eleições e fake news

Evento será nesta terça (30), às 18h, com emissão de certificado para inscritos
Por Ascom Ufal
29/08/2022 15h23 - Atualizado em 29/08/2022 às 15h25

Nesta terça-feira (30), a partir das 18h, a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), a Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) e o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promovem o webinário No Fake – Internacional: enfrentando as notícias falsas no mundo das eleições. A atividade será exibida no canal da FDA no Youtube, mas tem certificado de quatro horas para os participantes que se inscreverem neste link.

Este ano, o Fórum No Fake abordará as notícias falsas no mundo das eleições e seu enfrentamento por meio de estudos e ações do Direito e da Comunicação, em meio às campanhas eleitorais no Brasil e em outras partes do mundo. “A edição terá um caráter especial diante da proximidade das eleições gerais deste ano no Brasil e em meio à necessidade de conscientização da sociedade quanto à manutenção da democracia e do Estado Democrático de Direito, a partir do uso responsável da comunicação e de suas tecnologias, tal como a cidadania exige e a sociedade espera”, explicou o professor Mac-Dawison Buarque, um dos coordenadores do evento.

Reunindo profissionais, professores e pesquisadores nas áreas do Direito e da Comunicação, do Brasil e do exterior, que trabalham com temas que vão desde o Direito Eleitoral até a defesa dos Direitos Humanos, da liberdade de expressão e qualidade da comunicação nos processos organizativos da sociedade em nível internacional, o webinário deverá contar com a presença da professora Aline Martins Mesquita, da Eserp Business & Law School; e representantes da Escola Superior de Relaciones Públicas/Universitat de Barcelona (UB) e da Universitat Oberta de Catalunya (UOC), Catalunha – Espanha; além da desembargadora eleitoral Jamile Duarte; e do desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL).

O evento, que tem a coordenação da professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), e do professor Mac-Dawison Costa, coordenador de projetos internacionais da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), conta ainda com a participação da Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca; de integrantes do curso de Relações Públicas; da Agência Experimental de Relações Públicas (Agerrp); e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Processos Organizativos da Sociedade da Faculdade de Serviço Social (FSSO), todos da Ufal.

No Fake

O evento é destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral e consiste na edição 2022 do Fórum de Direito e Políticas de Comunicação, surgido em 2017 na Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca da Ufal, dentro do marco da pesquisa Audiovisual Universitário, do Observatorio Iberoamericano de la Comunicación - OIC da Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (Catalunha-Espanha).

Integrante do Sistema de Comunicação Universitário da Ufal, o Fórum se dedica ao estudo do Direito da Comunicação, assim como ao fomento de Políticas de Comunicação; defesa da liberdade de expressão e pensamento; e ao acesso democratizado à informação, comunicação, arte e cultura.

Em 2018, o Fórum lançou a campanha No Fake, com o objetivo de contribuir para o combate às notícias falsas nas eleições daquele ano. Desde então, o enfrentamento às fake news passou a ser uma prioridade entre pesquisadores e participantes do Fórum, envolvidos no combate à proliferação de conteúdos mal-intencionados, dados manipulados, imagens deturpadas e informações desvirtuadas, requentadas e fraudulentas; dentre outros materiais nocivos à comunicação, que circulam em nossa sociedade.