Embrapii e Ufal se reúnem com objetivo de alavancar desenvolvimento local

Uma das unidades da empresa no país está instalada no Instituto de Computação (IC), localizado no Campus A.C. Simões
Por Diana Monteiro - jornalista
09/08/2022 15h15 - Atualizado em 10/08/2022 às 15h06

O reitor Josealdo Tonholo, recebeu, em seu gabinete, na quinta-feira (4), o diretor de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Carlos Eduardo Pereira, na oportunidade, acompanhado por um grupo de pesquisadores do Instituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A empresa é uma organização nacional criada pelo governo federal para apoiar instituições de pesquisa tecnológica para fomentar a inovação na indústria brasileira. Durante a visita foram colocadas demandas, assim como a necessidade de ações e projetos na área de inovação para alavancar o desenvolvimento local.

A Ufal está entre as instituições credenciadas no país credenciadas para uma unidade da Embrapii, representada, desde 2020, pelo Instituto de Computação, localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió. A unidade da empresa envolve um grupo de pesquisadores do Centro de Inovação Edge, cujas principais linhas de pesquisa contemplam: aplicações de Inteligência Artificial, Sistemas Embarcados com foco em prototipação e automação industrial. O Centro, que faz parte do IC, estruturou o laboratório próprio no final de 2015 e em 2016 iniciou a execução de projetos.

O Edge tem como coordenador e vice-coordenador, respectivamente, os professores Willy Tiengo e Rodrigo Paes, presentes à reunião realizada no gabinete do reitor. “Os projetos de inovação em Alagoas têm com como foco as áreas de tecnologia da informação e comunicação”, enfatizou o pesquisador Rodrigo Paes. Além da visita feita à Ufal, o diretor Carlos Eduardo Pereira, esteve visitando à Fapeal e à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Também participaram da reunião os pesquisadores Davi Bibiano (diretor do IC), Rodrigo Peixoto, Tiago Vieira e Ícaro Araújo.

O reitor Josealdo Tonholo enfatizou que a participação da Ufal, assim como das instituições federais de ensino superior (ifes), por meio das unidades da Embrapii, permite que façam interações em empresas para o desenvolvimento e soluções tecnológicas para atender, com velocidade, às demandas existentes no mercado. “Se de um lado a cooperação permite a interação dos pesquisadores, do outro lado ajuda a formar quadros qualificados para empreender na própria região, gerando negócios, inovação e competitividade”, enfatizou.

Tonholo destacou que o excelente desempenho da unidade da Ufal tem chamado a atenção da Embrapii. Citou que o grupo de pesquisadores envolvidos tem expertise grande em inteligência artificial usada para problemas de produtividade nas empresas contratantes. O reitor aproveitou para falar sobre o dinamismo empreendido pelo IC na área de atuação, dizendo que o Instituto é um grande captador de recursos para pesquisas para inovação, gerando solução para o MEC. “Um dos exemplos de pesquisas é a que resultou no desenvolvimento do aplicativo SOUTEE, que permite a análise da escolha vocacional dos estudantes que estão no nível médio”, frisou.

Rede Embrapii

A atuação das unidades da Embrapii é por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas e conta com uma rede de mais de 50 unidades credenciadas. Dentre delas, a exemplo da Ufal, unidades vinculadas as universidades federais do Rio grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG, de Uberlândia (UFU e de Campina Grande (UFCG). A empresa conta com a parceria com os ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Inovação e Comunicações (MCTI) e da Saúde. Na Ufal, a gestora financeira operacional dos projetos é a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).