Voluntários realizaram ações com crianças desalojadas pelas chuvas

Atividades de estimulação com brincadeiras foram realizadas a convite da Cruz Vermelha, no Caic Virgem dos Pobres, em Maceió
Por Manuella Soares - jornalista
27/07/2022 11h03 - Atualizado em 29/07/2022 às 10h59
Atividades realizadas no Caic Virgem dos Pobres, na região lagunar

Estudantes dos cursos de Enfermagem e Pedagogia da Ufal participaram de uma ação em parceria com a Cruz Vermelha de Alagoas. Eles são voluntários do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (Peppi) e foram convidados para colaborar com a campanha de atendimento aos desabrigados das chuvas e enchentes que estavam no Caic do bairro Virgem dos Pobres, em Maceió.

As atividades de estimulação por meio de brincadeiras com as crianças desalojadas aconteceram no último dia 15 de julho. “Todos saíram sensibilizados com a situação das famílias. Foi gratificante por poder, mesmo em pouco tempo, levar um pouco de alegria para as crianças que estavam ali, ociosas e tristes fora de suas casas. As mães e os pais agradeceram muito os momentos e as crianças perguntaram quando o grupo ia novamente!”, destacou a coordenadora do Peppi, Ana Carolina Vieira.

De acordo com a professora, a parceria com a Cruz Vermelha vai continuar e após o recesso acadêmico haverá mais ações em comunidades assistidas pela organização humanitária.

O Peppi, vinculado à Escola de Enfermagem (Eenf) da Ufal, também têm ações fixas e, atualmente, trabalha com atividades de extensão nos bairros Benedito Bentes e Denisson Menezes.

O objetivo é estimular crianças durante a primeira infância, de zero a seis anos, por meio de técnicas e métodos especificamente para os domínios cognitivo, motor, sensorial, social e linguístico que influenciam no crescimento e no desenvolvimento infantil.

“A extensão permite que os estudantes tenham contato com a comunidade. E isso faz com que eles vivencies experiências diferentes e inesquecíveis, como esta [no Caic]. Essa integração entre a comunidade e a Universidade é importante para a transformação social das crianças e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes”, reforçou Ana Carolina.