Ufal fará força-tarefa para ajudar aos desabrigados de Maceió

Nesta terça-feira, uma comissão vai visitar alguns locais onde estão alojadas várias famílias para planejar ações institucionais
Por Simoneide Araújo - jornalista
11/07/2022 16h23
Reitor Josealdo Tonholo, na condução da reunião desta segunda-feira

Além de arrecadar donativos com a campanha Ufal mais Solidária, destinados às pessoas atingidas pelas chuvas que ocorreram no estado, a Universidade Federal de Alagoas vai se engajar em mais uma ação voluntária. Diante do momento de desespero, descrito pela secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a Ufal foi chamada e vai fazer uma força-tarefa para ajudar as famílias desabrigadas em Maceió. Serão ações institucionais registradas como extensão, com a participação de profissionais e estudantes de várias áreas do conhecimento, como saúde, educação, esporte e assistência social.

Nesta segunda-feira (11), o reitor Josealdo Tonholo se reuniu virtualmente com pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, docentes, servidores técnico-administrativos e Fundepes. O objetivo foi fazer os encaminhamentos necessários para as ações a partir do balanço da reunião que houve na última sexta (8) entre a secretária Célia Fernandes e as diretoras Cícera Albuquerque, da Escola de Enfermagem; Ângela Canuta, da Faculdade de Medicina; e o superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Célio Rodrigues.

De acordo com o relato do professor Célio, a secretária de Saúde definiu como um momento de desespero o que está acontecendo após as fortes chuvas. São mais de quatro mil famílias desabrigadas em Maceió, que estão alojadas em escolas, ginásios esportivos e papódromo. Rodrigues disse que ela pediu ajuda e o HU vai colaborar com o que puder para aliviar o sofrimento das pessoas que perderam tudo.

A diretora Ângela Canuto, também informou que a secretária pediu ajuda da Ufal na área de saúde, mas sugeriu que o Centro de Educação fosse envolvido nas ações da Universidade e recebeu a confirmação de colaboração da diretora do Cedu, Mariana Raggi. A professora Cícera colocou a equipe da Escola de Enfermagem à disposição para atuar na ajuda aos desabrigados.

Os pró-reitores de Extensão, Cezar Nonato, e de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira, também relataram o que foi discutido na reunião realizada no sábado (9). Pereira colocou a equipe da Coordenação de Qualidade de Vida para ajudar no que for preciso.

Como encaminhamentos, o reitor acordou com sua equipe e os diretores das unidades acadêmicas que o primeiro passo é fazer o planejamento das ações que serão realizadas, por se tratar de um trabalho que terá continuidade, ou seja, terá de haver um acompanhamento das equipes envolvidas. Por isso, nesta terça-feira (12), pela manhã, um grupo liderado pelas diretoras Cícera Albuquerque e Ângela Canuto vai visitar escolas e o Papódromo para conhecer a situação das famílias e poder definir como será a atuação da Ufal.

A ação voluntária e solidária da Ufal já conta com o apoio de todos os diretores e diretoras  das unidades acadêmicas. O corpo discente também vai ser chamado para participar, inclusive as lideranças estudantis.

Ufal mais Solidária

A campanha Ufal mais Solidária continua! Quem quiser pode contribuir levando suas doações para os postos espalhados por toda Universidade: unidades acadêmicas, as pró-reitorias de Extensão (Proex), Estudantil (Proest) e de Graduação (Prograd), o Centro de Interesse Comunitário (CIC), os campi fora de sede e suas unidades de ensino e o Espaço Cultural, em parceria com o Sintufal, estão realizando campanhas e são pontos de entrega de donativos.

A recomendação é de que todas as doações sejam transportadas por veículos oficiais e destinadas à Cruz Vermelha, por indicação da Defesa Civil do Estado de Alagoas.