Projeto do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Ufal lança edital

Documento visa selecionar fornecedores e registrar preços, viabilizando a aquisição de equipamentos e mobiliários para 52 Núcleos de Inovação para Educação Híbrida, que serão instalados futuramente em todo o Brasil em parceria com o MEC
Por Denise Casatti – Ascom Nees/Ufal
29/07/2022 10h46

Promover e implementar estratégias de educação híbrida em todos os estados brasileiros. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A meta é criar a Rede de Inovação para Educação Híbrida, integrando o Ministério e as secretarias de educação dos estados brasileiros, multiplicando as oportunidades de aprendizado.

Entre as muitas possíveis definições para a educação híbrida, os especialistas do Nees ressaltam que ela pode ser compreendida como a integração entre a educação não presencial, ou seja, mediada por tecnologias de informação e comunicação, e a educação presencial, face a face. A modalidade em muito se difere do chamado ensino emergencial remoto, que foi adotado em todo o mundo quando a pandemia de covid-19 obrigou as instituições de ensino a paralisarem as atividades presenciais. No caso da educação híbrida, o que se almeja obter é uma combinação ótima entre estratégias pedagógicas presenciais e não presenciais, possibilitando que o desenvolvimento educacional possa ocorrer em diferentes espaços e tempos.

Para alcançar esse objetivo, é fundamental ter à disposição uma adequada infraestrutura, consolidar e compartilhar boas experiências, além de qualificar recursos humanos em todo o país. O primeiro passo rumo à construção dessa infraestrutura acaba de ser dado com a publicação de um edital para seleção de fornecedores e registro de preços que garantam a qualidade e a adequação da infraestrutura à altura do desafio. Por meio desse edital serão adquiridos equipamentos e mobiliários para 52 Núcleos de Inovação para Educação Híbrida, que serão instalados futuramente em todo o Brasil.

O edital foi publicado por outra parceira do projeto, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), no dia 18 de julho e as propostas dos fornecedores poderão ser enviadas até 2 de agosto, às 8h, quando terá início a sessão pública do pregão eletrônico, com a abertura e a divulgação das propostas de preços. Disponível no site da Fundação, o edital também foi publicado no portal Licitações-e, que contabiliza hoje cerca de 76 mil fornecedores da área de tecnologia da informação.

Mais informações

Acesse o edital no site da Fundepes: www.fundepes.br/licitacao
Acesse o edital no portal Licitações-e: www.licitacoes-e.com.br (localizador nº 950694)
Conheça o N
ees: www.nees.ufal.br