Conselho Universitário amplia semestre letivo 2021.2 em uma semana

Decisão busca garantir a realização de atividades para minimizar os prejuízos à comunidade acadêmica.
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
06/07/2022 14h31 - Atualizado em 06/07/2022 às 14h33
Semestre 2021.2 será encerrado no dia 29 de julho

O semestre letivo 2021.2 foi ampliado em uma semana e, agora, será encerrado no dia 29 de julho. A decisão foi deliberada em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizada na terça-feira (5).

Pelo calendário acadêmico, a previsão era de que o semestre atual fosse concluído no próximo dia 23, mas, diante das intercorrências causadas pelas fortes chuvas em Alagoas, os conselheiros decidiram por ampliar o prazo visando garantir a realização das atividades e reduzir os prejuízos à comunidade acadêmica.

“O que nós fizemos foi ampliar direitos. Dilatamos, ampliamos o semestre atual. Ganhamos uma semana a mais. É importante deixar claro que a gestão central não suspendeu atividades. Essa análise deve ser feita por curso e unidade, de acordo com suas especificidades”, esclareceu o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros.

E acrescenta: “Se for possível, as atividades podem continuar presencialmente, como é o caso da área de Saúde, com estágios e atendimento na rede básica de saúde, que permanece com atividades presenciais. Outros cursos estão fazendo de forma remota ou híbrida”.

Essa orientação já estava prevista na  Instrução Normativa (IN) 05/2022, que aborda a possibilidade de adoção do modelo remoto ou híbrido para atividades administrativas e de ensino não essenciais até o dia 9 deste mês.

Com o estado de alerta provocado pelas chuvas recentes, o reitor recomendou que cada setor, campi e unidade avalie sua situação específica, consultando a comunidade acadêmica. Todos têm autonomia para optar por atividades presenciais, remotas, híbridas ou pela suspensão temporária de aulas.

Ainda sobre a ampliação do semestre, o pró-reitor informa que a previsão é de que seja publicada, nesta quarta-feira (6), a resolução com a dilatação do atual semestre (2021.2) e o Calendário Acadêmico do Ano Letivo 2022.

Ano letivo 2022

Na mesma reunião, o Consuni também aprovou a mudança no início das aulas do ano letivo 2022 para o dia 15 de agosto.

“O primeiro dia de aula do semestre letivo 2022.1 estava programado para o dia 12 de agosto e, agora, passou para o dia 15 do mesmo mês”, reforçou o pró-reitor. Ele informa que a resolução com o Calendário Acadêmico para 2022, com a nova data para o início do semestre, pode ser publicada ainda hoje (6).