Ufal tem programação local para o Dia Nacional contra os cortes em Educação

Evento acontece nesta terça-feira (21), a partir das 8h, e terá participação da Uncisal, Uneal, Ifal e Fapeal
Por Ascom Ufal
20/06/2022 12h31 - Atualizado em 22/06/2022 às 12h32

Instituições científicas de todo Brasil vão promover atos em alusão ao Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência” nesta terça-feira (21). A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), as universidades estaduais de Alagoas (Uneal), de Ciências da Saúde (Uncisal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) organizaram a programação local do evento.

De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a data traz para o debate uma causa que precisa da adesão de toda a sociedade. “Os cortes em educação, ciência e tecnologia afetam a todos. Um país que não prioriza essas áreas não prioriza seu desenvolvimento e sua soberania”, afirmou.

A programação local, com o tema "O impacto dos cortes orçamentários na Educação Superior, Ciência e Tecnologia em Alagoas", acontece a partir das 8h, pelos canais do Youtube da Ufal e da Fapeal. A primeira live, “Impactos no Planejamento e na Gestão institucional”, tratará das questões orçamentárias impostas pelos cortes e terá a participação dos reitores, vice-reitores e pró-reitores de gestão institucional e de pessoas da Ufal, Uneal, Uncisal e Ifal, além do presidente da Fapeal, Fábio Guedes.

A segunda live, “Impactos sobre Ensino, Pesquisa e Extensão e a relação com a Sociedade”, acontece a partir das 10h e traz o diretor-científico da Fapeal, João Vicente Lima, junto com os pró-reitores acadêmicos e pesquisadores das instituições de ensino para debater o assunto.

Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência” é uma iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IbraChics).

“Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar do evento. Precisamos unir esforços contra os cortes e o desmonte da pesquisa científica e da tecnologia no país”, finalizou Tonholo.

Clique aqui e acesse o link do evento no canal UfalOficial

Veja em anexo a programação nacional completa.