NTI alerta usuários sobre limpeza no Drive e Fotos das contas do e-mail institucional

Faltam 14 dias para Ufal cumprir a meta de chegar aos 100 terabytes de armazenamento
Por Simoneide Araújo – jornalista
17/06/2022 10h43 - Atualizado em 17/06/2022 às 13h33

Com a campanha de sensibilização realizada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), voltada aos usuários de contas de e-mails institucionais, a Universidade Federal de Alagoas conseguiu reduzir de 414 terabytes (TB) para 260 TB de armazenamento de arquivos, ou seja, cerca de 40%. No entanto, a meta é conseguir chegar a 100 TB até o próximo 30 de junho e, por isso, o NTI alerta que o foco deve ser a limpeza dos arquivos salvos no Google Drive e no Google Fotos, que antes tinham uso ilimitado e, agora, passou a ser de 5GB de espaço gratuito para cada membro da comunidade acadêmica.

 Para chegar aos 100TB, os usuários ainda precisam reduzir mais da metade do que está sendo usado hoje. O NTI informa que dos 260TB ainda armazenados nas contas da Google, 80% estão no Drive e em Fotos do e-mail, por isso, todos devem fazer a transferência para o Onedrive. “Vai fazer uma grande diferença reduzir o armazenamento do Google Drive e Google Fotos do que simplesmente apagar os e-mails. É importante lembrar que o NTI não vai apagar nenhum arquivo, a não ser que haja essa determinação”, declarou Reinaldo Cabral, diretor do NTI.

Vitor Silva, servidor que atua na gestão das contas institucionais, afirma que é fundamental o empenho da comunidade acadêmica. "A colaboração de todos é essencial para manter a plataforma Google disponível para a Ufal".

Já Thiago Holanda, coordenador de suporte e atendimento ao usuário, faz o alerta: “Pedimos que os usuários não deixem para fazer a transferência dos arquivos na última hora, no final do prazo. Os canais de atendimento do NTI podem ficar sobrecarregados e dificultar a assistência".

Cabral reforça que usuários das contas institucionais devem priorizar a retirada dos arquivos maiores, como gravação de aula e de reunião, arquivos de multimidia, livros em PDF, apostilas, entre outros. “É mais representativo retirar esses arquivos mais pesados, principalmente imagens. Não se trata de apenas excluir; é mover para o Onedrive para garantir a preservação do acervo e depois apagar da plataforma Google.”, indicou.

O diretor do NTI também ressalta da importância da gestão do acervo dos documentos digitais. Os diretores das unidades acadêmicas e administrativas e campi fora e sede podem solicitar, caso precisem, espaço no Onedrive para uso da unidade. “A pasta institucional da unidade poderá ser compartilhada entre os servidora . Isso significa que cada setor terá um acervo digital no qual os servidores da unidade passarão a ter acesso de maneira institucionalizada. Isso se torna mais institucional e eficaz do que ter arquivos digitais de forma pulverizada em cada conta”, completou.

A equipe de Tecnologia da Ufal preparou um tutorial sobre como migrar do Google Drive para o OneDrive, acesse aqui

Para saber mais sobre a Política de uso do NTI, clique aqui para conferir.

Outros tutoriais e orientações sobre o uso do Office 365, acesse aqui