HU promove fórum sobre pesquisa, inovação e hospital 4.0

Estudantes, professores e técnicos da área de saúde podem participar
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
09/06/2022 10h29 - Atualizado em 09/06/2022 às 14h37

O 1° Fórum de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal vai ser realizado na segunda-feira,  20 de junho, a partir das 8h, no auditório do hospital. Estudantes, professores e técnicos da área de saúde podem participar. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas neste link.

O reitor Josealdo Tonholo vai participar da mesa-redonda Política de Pesquisa do HU, com o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Eurico Lôbo, e do chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Mario Jorge Jucá. Grupos de pesquisa da área de saúde que atuam na unidade e linhas de financiamento são outros assuntos que serão abordados durante o evento.

“O objetivo do fórum é informar e discutir sobre pesquisa no HU, grande centro de realização de estudos na área da saúde”, destaca Mário Jucá, responsável pela organização. Docente da Faculdade de Medicina (Famed), ele informa que, além dos estudos acadêmicos da Ufal, o hospital também é local de pesquisa para estudantes e professores de outras instituições de ensino superior de Alagoas, das esferas pública e privada.

A inovação tecnológica e o hospital 4.0 também são temas que serão contemplados pelos debates no fórum. Os participantes poderão conhecer as experiências dos hospitais das Forças Armadas e das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) como hospitais 4.0

De acordo com Jucá, há a intenção de inserir o HU da Ufal “nessa nova realidade, em que os hospitais buscam aliar serviço de assistência médica com mais tecnologia”. Durante o fórum, informa, “vamos discutir esse hospital 4.0 que é caracterizado pela busca em ampliar as ações e atividades apoiadas pela inovação tecnológica, aliando parte humana com tecnologia”.